fbpx
Notícias

Batalha contra o Napster deixou Lars Ulrich em choque

Declaração foi dada em um bate-papo com Phoebe Bridgers promovido pela Rolling Stone

Na última semana, o site da revista Rolling Stone nos EUA publicou um longo bate-papo entre a cantora folk Phoebe Bridgers e o baterista do Metallica, Lars Ulrich. A conversa girou em torno de vários assuntos, entre eles, a batalha da banda californiana contra o Napster, no início dos anos 2000.

Bridgers introduziu o assunto dizendo:

“A história do Napster é tão interessante para mim porque estamos em 2020 e alguém que não toca música está ganhando todo o dinheiro com streaming. Agora é legal roubar registros. Eu sei que deve ter sido tão traumático se separar, mas, em retrospecto, você já pensou: ‘Foda-se, não posso me arrepender de ter essa postura‘”?

Lars Ulrich então respondeu:

“A porra do verão mais estranho. Porque eu estava mais na linha de frente, isso me deixou meio em estado de choque. Realmente começou mais como uma briga de rua. Foi como, ‘espere um minuto, uma de nossas músicas está tocando em um monte de estações de rádio?’ Era uma música que ainda não tínhamos lançado. Então, começamos a rastrear e foi como, ‘Napster, que porra é essa?’

O ambiente em que fomos criados era se alguém fodesse com você, nós apenas iríamos atrás deles. E então, de repente, as luzes se acenderam, o mundo inteiro estava assistindo”.

Lars Ulrich, do Metallica, conta como foi o seu 2020
Foto: Lars Ulrich/reprodução

O músico de 56 anos também comentou sobre o fato de que recebeu apoio nos bastidores, mas que esses apoios sumiram quando a polêmica estourou:

“Certamente deixou um gosto bem louco na minha boca, especialmente porque todo mundo era meu amigo: ‘Você está fazendo um ótimo trabalho. Nós apoiamos você. O que eu posso fazer para te ajudar? Me liga’. E então, assim que eu estava lá e olhei para trás, não havia uma única pessoa atrás de mim”.

Atenda o caso “Napster”

Lars Ulrich encabeçou uma batalha do Metallica contra o Napster no ano 2000. A plataforma foi uma das pioneiras no compartilhamento de músicas via peer-to-peer. A briga do Metallica começou depois que a música “I Disappear”, canção composta especialmente para o filme Missão Impossível 2, teve sua versão demo disponibilizada no serviço antes mesmo do lançamento oficial.

O processo aberto pela banda gerou revolta nos fãs que se sentiram traídos, já que o Metallica sempre cantou sobre revolta, liberdade e luta contra o sistema em suas músicas.

Confira abaixo o videoclipe de “Disappear” do Metallica:

Leia também:

2 comentários

Deixe uma resposta