Notícias

“Tivemos muita sorte com o Audioslave”, diz Tom Morello

Declaração surgiu em uma entrevista ao site Guitar World

Recentemente o guitarrista Tom Morello concedeu uma entrevista ao site Guitar World e um dos tópicos da conversa foi a sua segunda banda mais famosa, Audioslave, formada juntamente com os seus parceiros de Rage Against the Machine e o falecido líder do Soundgarden, Chris Cornell.

Eles se juntaram em 2001, logo após o RATM anunciar a sua separação, a partir de uma indicação do produtor Brendan O’Brien, que já havia trabalhado com as duas bandas. Todo mundo conhece o engajamento político de Morello, no entanto, isso acabou ficando de fora das músicas do Audioslave. O guitarrista afirmou que a intenção inicial era que a nova banda fosse ainda mais política que o RATM, mas que o plano não se concretizou.

“Tivemos muita sorte com o Audioslave. É nossa convicção coletiva que, para uma banda encontrar sua grandeza, ela tem que ser autêntica. Quando Tim [Commerford, baixo], Brad [Wilk, bateria] e eu originalmente formamos o Audioslave com Chris Cornell em 2001, era minha intenção que fosse ainda mais político do que o Rage”, disse.

Em seguida acrescentou: “Mas logo ficou claro que não era a direção que queríamos ir. A principal diferença entre Rage e Audioslave não é política. A música em do Rage é muito James Brown e baseada no hip hop – tudo se resume a um. Em todo o catálogo de quatro álbuns do Rage Against the Machine, pode haver zero mudanças de acordes”.

De acordo com Tom Morello, a capacidade e a versatilidade vocal de Chris Cornell ficaria limitada, caso eles tentassem manter o mesmo padrão do Rage, eles tiveram que buscar novas abordagens. “Para fornecer a Chris a interação harmônica que lhe permitiria tecer grandes melodias, tínhamos uma paleta sonora muito diferente. Você sabe, músicas como “I Am the Highway”, “Like a Stone” ou “Be Yourself” eram baseadas em acordes. Isso nos estimulou e gerou três recordes emocionantes”, disse.

O Audioslave fez bastante sucesso com o seu primeiro disco lançado em 2002. A música “Like a Stone”, por exemplo, é a que conta com o maior número de visualizações no Youtube, considerando todos os trabalhos já lançados pelo RTAM, o Soundgarden, Chris Cornell e os projetos solo de Tom Morello. A banda ainda lançaria “Out of Exile” (2005) e “Revelations” (2006), encerrando as suas atividades logo em seguida. A banda se reuniu para um show especial com um set de 3 músicas em janeiro de 2017, cinco meses antes da partida trágica de Chris Cornell.

Apesar de a política não estar presente de maneira explicita nas músicas do Audioslave, a banda tornou-se o primeiro grupo de rock americano a tocar em Cuba, show que deu origem ao DVD “Live in Cuba”.

Relembre abaixo o videoclipe de “Like a Stone”:

Deixe uma resposta