Lá fora existe uma tradição de lançamento de singles de Natal e muitas bandas e artistas de rock investem em gravar músicas nesta época do ano. Algumas chegam, inclusive, a disponibilizar EPs ou álbuns completos (aqui no Brasil, infelizmente, essa tradição simplesmente não existe). Há mais de 30 anos existe a organização “A Very Special Christmas”, que lança coletâneas de músicas natalinas gravadas por diferentes artistas internacionais. A finalidade é arrecadar fundos para apoiar as Paraolimpíadas. U2, Bon Jovi, The Smashing Pumpkins, No Doubt, Bruce Springsteen e Tom Petty estão entre os que já apareceram nessas compilações.
No entanto, muitos dos singles de rock disponibilizados nesta época do ano são covers de outros artistas fora do mundo do rock ou canções tradicionais de Natal como “Silent Night”, por exemplo. Alguns artistas apostam em canções irreverentes ou que fazem críticas ao Natal, como é caso de Blink 182, AC/DC, The Darkness, Korn, Pearl Jam, entre outros.
Mas é claro que existem aquelas bandas e artistas de rock que apostaram em escrever canções originais que homenageiam o espírito natalino. O Ok Music Play preparou uma lista com 12 músicas de rock originais que falam do lado bom do Natal.
Merry Christmas (I Don´t Want Fight Tonight) – Ramones
A canção foi lançada no álbum “Brain Drain” (1989) e foi escrita por Joey Ramone. Ela chegou a ser regravada pela banda Raimundos no álbum “Cesta Básica” (1996) que também contém a música “Infeliz Natal”. A letra fala: “Eu te amo e você me ama/E é desse jeito que tem que ser/Porque Natal não é o momento de quebrar o coração um do outro” e parece refletir o desejo de um Natal de harmonia, sem brigas.
Christmas Time (Is here again) – The Beatles
Uma das músicas de Natal mais famosas do mundo é “Happy Xmas” do John Lennon, que no Brasil ganhou uma versão horrorosa da cantora Simone. Mas você sabia que essa não foi a primeira vez que uma música Natal foi gravada for um Beatle e que a própria banda já havia lançado uma música natalina? Trata-se de “Christmas Time (Is Here Again)” (1967), que foi escrita por Lennon, McCartney e Harrison.
Christmas lights – Coldplay
A banda de Chris Martin lançou em dezembro de 2010 uma canção que homenageia as tradicionais luzes de Natal. Na época, a banda chegou a gravar um videoclipe com participação dos fãs soltando balões coloridos. Diz a canção: “Essas luzes de Natal iluminam a rua/Onde o oceano e a cidade se encontram/Que todos seus problemas vão embora logo/Oh, luzes do Natal, continuem brilhando”.
Thank God It’s Christmas – Queen
Escrita por Brian May e Roger Taylor “Thank God It’s Christmas” é um single de Natal lançado pelo Queen em um EP de 1984. A música fez tanto sucesso que ficou seis semanas nas paradas do Reino Unido durante o Natal daquele ano e alcançou a posição 21º da parada britânica. A música está disponível em várias compilações do Queen, incluindo “Greatest Hits III” (1999). A música ganhou até clipe.
Christmastime – Smashing Pumpkins
Billy Corgan adora Natal. Ele afirmou recentemente que pretende gravar um disco de Natal com o Smashing Pumpkins. “Quando penso em música de Natal, tendo a pensar em algo que você quer colocar e sentar ao redor da árvore com as crianças e não dançar. Não nos vejo fazendo um álbum de Natal agitado”, disse ao USA Today. Uma amostra de como seria esse álbum é “Christmastime” lançada na edição de 1997 da coletânea “A Very Special Christmas”.
Xmas Time of the Year – Green day
A música foi lançada originalmente no Youtube sem qualquer tipo de divulgação prévia. Em 2019 esse single chegou às plataformas de streaming com uma capa que fazia referência ao disco que banda lançaria em 2020 “Father of All Motherfuckers”. A letra foi escrita pelo vocalista Billie Joe que canta “Sinos de trenó / enfeite os corredores com boa vontade / Diga uma oração pelas almas perdidas / época do ano de Natal”.
Winter Songs – Rob Halford
O terceiro disco solo de Rob Halford, vocalista do Judas Priest, foi inteiramente dedicado ao Natal. O registro traz covers de canções tradicionais e também músicas natalinas escritas pelo próprio Rob, como: “Get Into the Spirit”, “I Don’t Care”, “Light of the Worl” e “Oh Holy Night”.
Little Saint Nick – Beach Boys
Essa pode ser considerada um clássico natalino. A música foi escrita por Brian Wilson e Mike Love e foi lançada em dezembro de 1963. A banda chegou a lançar 1964 o disco “The Beach Boys’ Christmas Album”.
Nothing For Christmas – New Found Glory
A composição faz parte do EP “A Very New Found Glory Christmas” lançado em 2012, que conta com covers de canções tradicionais e duas canções originais. A capa faz referência ao filme “Esqueceram de Mim”. A banda canta: “A esperança nos seus olhos que eu não posso colocar um preço sobre/Eu não vou deixar você passar por este ano sozinho”.
All You’re Dreaming Of – Liam Gallagher
“All You’re Dreaming Of” foi lançado neste ano e tornou-se um dos singles mais vendidos do ano. Sua renda revertida para a entidade Action For Children, que cuida de crianças carentes. “Enquanto a manhã espera/Com um campo de estrelas/Para manter a escuridão afastada/Pegue seu holofote/ Sob a lua/Às vezes um milagre/É tudo o que pode te carregar”, diz trechos da música.
Christmas All Over Again – Tom Petty and the Heartbreakers
Lançada originalmente no volume 2 da coletânea “A Very Special Christmas” (1997) a canção fala sobre fala sobre o espírito de felicidade e união do Natal. “E por toda a cidade crianças pequenas vão descer/E o natal é um momento de rock, coloque seu corpo ao lado do meu/Debaixo do visco vamos, vamos”, diz a letra.
A Wonderful Christmas Time – Paul McCartney
Foi lançada como single de Natal pelo ex-Beatle em 1979 e encontra-se disponível nas plataformas de streaming em uma edição especial do álbum “McCartney II” (1980). “A palavra está espalhada/Sobre a cidade/Então erga sua taça/E não olhe para baixo/Simplesmente tendo um maravilhoso tempo de Natal”, canta Paul.