Quase um mês depois de o Spotify liberar a sua retrospectiva anual, o Metallica resolveu relevar em suas redes sociais, nesta quarta-feira (30), os números da banda na plataforma de streaming e eles são impressionantes.

Foram 1,1 bilhões de streams (audições), o equivalente a 99.3 milhões de horas. 53,3 milhões de pessoas ouviram o Metallica pelo Spotify. Além disso, a banda de James Hetfield foi ouvida em 92 países. Vale lembrar, que a banda detém os direitos dos fonogramas de todo o seu catálogo, o que significa que a maior fatia dos royalties fica com eles. Lars Ulrich deve estar muito feliz.
“Achamos que os números do ano passado eram insanos … Vocês se superaram! 99,3 milhões de horas?! É como se alguém começasse a ouvir em 27 de outubro de 9318 a.C. e nunca mais parou”, disse a banda no comunicado de divulgação dos dados.
Eles ainda desafiaram os fãs:
“Alguém consegue adivinhar qual foi a música mais tocada deste ano, com 128,6 milhões de streams?”.
A resposta, no entanto, não foi revelada. No perfil do Metallica no Spotify, a música que aparece em primeira lugar entre as mais populares é “Nothing Else Matters”, do “Black Album” (1991). Em junho deste ano, a banda convidou os fãs a votarem em qual na melhor música do grupo e a vencedora foi “Master of Puppets“, do disco homônimo de 1986. Com essas informações é possível ter uma ideia de qual é a resposta.
O Metallica ainda agradeceu os fãs pelo super resultado: “Vocês continuam sendo os fãs mais dedicados do mundo – obrigado por passar tanto do seu ano conosco!”
A banda não ficou totalmente parada em 2020. Em maio, os integrantes divulgaram uma versão acústica de “Blackened”, gravada a distância; filmaram um show que foi transmitido em cinemas drive-in; lançaram o álbum S&M2 em agosto, realizaram uma live streaming beneficente para a Fundação All Within My Hands e deram início ao processo de composição do novo álbum.