Black Pantera acaba de divulgar “Fogo nos Racistas”, o segundo single do seu próximo álbum de estúdio, “ASCENSÃO”, que tem lançamento previsto para o dia 11 de março deste ano. A faixa veio acompanhada de um videoclipe que segue a temática de revolta e resistência da letra e mostra cenas da banda incendiando um boneco da Ku Klux Klan.
A nova música do Black Pantera traz riffs de guitarra e groove que lembram músicas do Rage Against the Machine. O vocalista Charles da Gama canta versos fortes como “Eu sei, nossa simples existência já é uma afronta/Os demônios em você não aguentam ver outro preto que desponta” e “Não precisamos tomar nada de ninguém/Só nos deixe ir, reconquistar o nosso espaço.”
O baixista Chaene da Gama comenta, em comunicado de imprensa, o discurso de resistência da faixa: “Uma canção forte, direta e extremamente necessária. Seu nome carrega em si um poder combativo, tal como nosso posicionamento em relação ao racismo hoje, tão mortal e latente.”
Em tempos em que óbvio precisa ser explicado e antes que alguém acuse a banda de estar pregando a violência, Chaene destaca: “Quando falamos em fogo nos racistas, falamos em expor e queimar o preconceito e tudo que ele visa destruir. A ideia é que toda pessoa que luta contra isso traz esse fogo dentro de si”.
“Fogo nos Racistas” vem na sequência “Padrão é o Caralho”, primeira amostra do de “ASCENSÃO”, lançada no último mês.
“ASCENSÃO” é sucessor de “Agressão”, de 2018. A produção é de Rafael Ramos (Dead Fish, Pitty, entre outros) e o lançamento acontece pela gravadora Deck Disc.
Black Pantera no Rock in Rio
Black Pantera é uma das atrações confirmadas no Rock in Rio 2022. A banda toca no Palco Sunset no chamado Dia do Metal, 02 de setembro, abertura do festival, ao lado de Bullet For My Valentine,, Living Colour feat. Steve Vai e Metal Allegiance.