O Arcade Fire lançou no dia 06 de maio “WE”, seu sexto álbum de estúdio. O trabalho produzido por Neil Godrich, colaborador de longa data do Radiohead, é sucessor de “Everything Now”, de 2017. O vocalista Win Butler revelou em entrevista à NME que o título do novo disco foi inspirado em um romance distópico de mesmo nome, escrito pelo russo Yevgeny Zamyatin. O livro é conhecido por ter influenciado George Orwell no clássico “1984”.
Falando sobre o significado de “WE”, Win Butler lembra que teve contato com o título em dois momentos de sua vida: na infância, por meio de um livro autobiográfico Charles Lindbergh, primeiro piloto a completar um voo transatlântico solo sem escala, e depois na juventude, quando decidiu estudar literatura russa e conheceu a obra de Yevgeny Zamyatin. Ambos os livros tinham o mesmo nome: “WE”.
“As sementes de tudo o que vamos fazer estão dentro de nós. Ler aquele romance de Zamyatin conectou esse ponto na minha infância, depois com Orwell, e depois me permitiu ser inspirado por seus próprios méritos”, diz ele. “Eu não sabia o que era ‘WE’, mas sabia que estava lá e que usaria em algum momento. Acho que conceitualmente dentro de ‘WE’, há um universo que conecta os pontos entre tudo o que já fizemos.”
“WE” traz 10 faixas incluindo os singles “The Lightning I”, “The Lightning II” e “Unonditional I (Lookout Kid)”, este último acaba de ganhar um videoclipe com direção de Benh Zeitlin.