Parece que o Metallica quer que a letra de sua nova música, “Lux Æterna”, seja compreendida pelo maior número de pessoas possível. A banda divulgou, recentemente, o lyric video do primeiro single do seu próximo álbum, “72 Seasons”, de uma forma até então inédita: 5 vídeos com a letra em 5 línguas diferentes: inglês, japonês, alemão, espanhol e português.
“Lux Æterna” em tradução livre significa “Luz Eterna”. A letra, de acordo com James Hetfield, em entrevista concedida à rádio americana ALT 105.1, relata a experiência de assistir um show. “A reunião das pessoas em um show, de elas serem capazes de enxergar a vida, a alegria e o amor que vêm da música, a família, a gentileza e um senso de inspiração.”
A faixa traz riffs old schools e remete à era “Kill Em All”. “Nosso primeiro single do novo álbum, Lux Æterna, é uma música da qual estamos muito animados’, afirma James. “Ela tem um estilo rápido e é uma música ‘feliz’, eu diria, representa muito bem as coisas que haviam na NWOBHM, então é tipo uma reminiscência dos riffs dos anos 80. Ela é animada, me faz balançar e foi muito bacana gravar o videoclipe, sem contar que foi prazeroso escrever e gravar uma música de fácil composição“, disse o cantor e guitarrista.
O novo single do Metallica alcançou a segunda posição na parada Mainstream Rock Airplay da Billboard. A faixa também entrou em primeiro lugar na parada Hot Hard Rock Songs e na parada Rock & Alternative Airplay, ambas também da Billboard.
O álbum “72 Seasons” é o décimo segundo da carreira do Metallica, terá 12 músicas, foi produzido por Greg Fidelman e chega no dia 14 de abril de 2023.

