O cantor Ville Valo, ex-vocalista do HIM, explicou durante uma entrevista ao Louder o motivo de não usar nenhuma rede social e que as contas oficiais para divulgar sua carreira são administradas pela gravadora. O motivo seria porque, na visão do músico, elas geram vício difícil de controlar. “Facilmente se torna esse jogo que você começa e não consegue parar”, disse.
Prestes a lançar seu primeiro álbum solo, “Neon Noir”, que chega no dia 13 de janeiro, Ville Valo conversou com o Louder e falou porque evita as redes sociais. “Eu simplesmente não me sinto confortável. Não tenho o suficiente para dizer. E acho que facilmente se torna esse jogo que você começa e não consegue parar. E acho que é melhor eu manter-me fora disso”, explicou.
Apesar da afirmação do cantor, ele possui contas oficiais no Facebook, Instagram e Twitter para divulgar a sua carreira. De acordo com ele, elas são administradas pela gravadora e ele sequer possui uma senha de acesso. “Eu não tenho nenhuma senha ou algo assim para o Heartagram. Eu dei todas elas. Eu disse, ‘Eu não quero saber.”
Ville Valo revela o medo de dizer algo via redes sociais e se arrepender depois. “Não quero acordar no meio da noite e começar de repente a escrever alguma verdade em letras maiúsculas, porque é exatamente isso que eu provavelmente faria.”
Ville Valo acredita artistas devem manter distanciamento
Um outro motivo para o ex-cantor do HIM não usar as redes sociais é que ele acredita que deve haver algum tipo de distanciamento entre o artista e seu público. “Sempre gostei de artistas que são um pouco misteriosos e gosto que haja uma sensação de distanciamento. E isso também dá, eu acho, às pessoas, e a mim como ouvinte, que faz minha imaginação trabalhar mais”
Ele acrescenta: “E eu acho que quando você realmente começa a imaginar coisas e começa a construir ideias sobre um artista, isso é muito mais poderoso, especial e único do que pouca informação, o constante bombardeio de informações nas redes sociais.”
A carreira e o fim do HIM
Originário da Finlândia, o HIM iniciou a sua carreira em 1991 e ficou mundialmente conhecido por seu hard rock gótico. Lançou 8 álbuns de estúdio, sendo “Tears on Tape”, de 2013, o último. A banda anunciou o fim das atividades em 2017 com comunicado nas redes sociais e divulgação de 35 shows, em 14 países diferentes, como forma de despedida.
“Após um quarto de século de Amor e Metal interligados, nós sinceramente sentimos que o HIM percorreu seu curso natural e um adeus deve ser dito para que visões, aromas e sons ainda não explorados apareçam. Completamos o padrão, resolvemos o enigma e viramos a chave. Obrigado”, disse Ville Valo na época.