O vocalista do Smashing Pumpkins participou de uma entrevista no programa Howard Stern e um dos tópicos foi a morte de Chris Cornell, conforme informa o Consequence of Sounds. Corgan afirmou que é capaz de compreender o estado emocional do falecido líder do Soundgarden, no momento em que ele cometeu suicídio em maio de 2017. “Já estive diante daquele espelho mil vezes – assim como ele”, disse o cantor e guitarrista do Smashing Pumpkins.
Corgan reflete sobre a pressão que a fama exerce e como ela pode impactar na saúde metal: “Eu estive nessas viagens de merda. Você tem que ser uma banda com mais tempo de estrada para saber o que quero dizer com isso. Eu sei que há muitas pessoas que adorariam tocar para 2.500 pessoas”, acrescentou. “Houve um período da minha vida em que todo lugar que eu ia era reconhecido – e apenas um dia isso parou. É uma sensação meio assustadora. E se você é inseguro, o que acontece com a maioria dos artistas, você começa a pensar que fez algo errado ou que não fez algo certo. E é aí que as pessoas ao seu redor começam a entrar na sua cabeça”.
Para o vocalista, o suicídio é algo que não faz sentido, mesmo ele tendo chegado bem perto do mesmo estado emocional de Cornell. “Na minha versão de realidade, ele tomou uma decisão naquele momento que tirou sua vida. Eu já estive exatamente naquele local mil vezes, então fazia sentido para mim – embora o suicídio seja obviamente a coisa que não faz sentido”, disse. Billy Corgan admite, no entanto, que essa é apenas a interpretação que ele tem do fim trágico e precoce de Chris Cornell: “essa é a minha versão do que aconteceu, tão facilmente poderia ter sido eu. Não estou tentando fazer isso por mim, estou dizendo que sei como é isso. Você está em um hotel bacana depois de um show mais ou menos e pensa, ‘Que porra é essa?’ Não era isso que eu queria. Não tem nada a ver com os sonhos de um adolescente”.
Chris e Billy tiveram desentendimentos no passado. O vocal do Smashing Pumpkins chegou a criticar o retorno do Soundgarden em 2010. “Só estão de volta para fazer dinheiro”. Na época a banda havia anunciado apenas uma turnê de reunião e reedições dos discos antigos, algo que Corgan considerou isso como caça níquel.
O Smashing Pumpkins lançou no final de novembro o álbum duplo “CYR”. Confira o review do Ok Music Play aqui. Durante a entrevista, Corgan executou a canção “Birch Grove”, presente no novo lançamento (confira abaixo), além de outros sucessos.