Ano após ano o rock só declina em termos de popularidade no mundo todo, mas no Brasil a situação é ainda um pouco pior para as bandas nacionais: elas não conseguem se manter nas paradas de sucesso das plataformas de streaming. Um levantamento feito pelo G1, mostrou que somente três artistas de rock brasileiro conseguiram aparecer no Top 200 diário do Spotify neste ano. E todos eles veteranos: Nando Reis, Lulu Santos e Legião Urbana. Ou seja, o que já é horrível tende a ser ainda mais terrível para os novos artistas do gênero.
A matéria catalogou 14 estilos nos rankings diários do Spotify e verificou que o rock nacional ficou em último lugar, atrás de axé, gospel, k-pop, eletrônico e vários outros estilos. Os estilos que lideram as paradas são o sertanejo, funk e o pop estrangeiro. O rock estrangeiro ainda consegue se manter em uma posição um pouco melhor, 11ª posição, mas isso só reforça que um dos estilos de música mais populares do Século XX agoniza no Século XXI.
As músicas de rock que apareceram no levantamento foram: “Pra Você Guardei O Amor” do Nando Reis com participação de Ana Cañas (22.906.785 de streams), “Tempo Perdido” da Legião Urbana (12.821.759 de streams), “Apenas Mais uma de Amor” do Lulu Santos (317.662 de streams). O período de análise foi do dia 1º de janeiro ao dia 15 de dezembro deste ano.
O fato de o rock não aparecer nas listas de mais ouvidas, não significa, necessariamente, um morte do estilo no Brasil, as bandas por aqui nunca foram tão produtivas e criativas. Confira as listas de melhores músicas nacionais de 2020 e também a lista de melhores discos brasileiros de 2020 deste Ok Music Play e comprove.