O vocalista do Detonautas, Tico Santa Cruz, revelou recentemente em sua conta no Twitter que ele e sua família vêm recebendo ameaças por conta do seu posicionamento político. O músico contou mais detalhes em uma entrevista concedida à Folha de São Paulo. Ele também falou sobre o disco que sua banda lança no final deste mês.
Tico Santa Cruz revelou na entrevista que as ameaças acontecem desde 2015, pelo menos, mas que na atual conjuntura política elas se intensificaram e chegaram até a sua esposa que recebeu um telefonema anônimo.
“A gente não sabe da onde vêm as ameaças. Minha esposa [Luciana Rocha] recebeu um telefonema de uma pessoa falando o nome dela e pedindo dados. Obviamente ela não falou nada e agiu de forma racional, controlou o nervosismo. Depois, a pessoa perguntou se ela queria morrer. O que fazemos é monitorar sempre nossa segurança, temos nossas formas de nos comunicar e não criamos rotinas”, disse o músico.
O cantor foi questionado se já foi ameaçado na rua pessoalmente e sua resposta foi negativa, mas ele relembrou um episódio ocorrido durante um show do Detonautas em que um policial apoiador de Bolsonaro provocou tumulto e apontou uma arma para a equipe da banda.
“Na rua nunca tive nenhum tipo de problema e espero nunca ter. Só em um show no interior do Rio de Janeiro, um policial entrou armado e ficou com celular escrito Bolsonaro. Em determinado momento ele começou a meter a mão nos equipamentos do palco. Quando os seguranças foram tirá-lo, ele sacou a arma e apontou para eles, começou uma confusão horrível.”
Ele acrescentou ainda que a sua família não se sente confortável com os seus embates políticos e posicionamentos nas redes sociais.
“Minha esposa e meus filhos, com certeza, não gostam de ver o pai e marido sendo atacado nas redes sociais, isso incomoda, claro. Eu também passei a equalizar melhor o meu diálogo e a não entrar em qualquer tipo de conflito. Eles se preocupam muito porque como sou pessoa pública isso repercute nas amizades, na família. Prefeririam que eu ficasse em silêncio e não me posicionasse. Mas essa é minha natureza.”
O novo disco do Detonautas
Quando a pandemia começou, o Detonautas havia acabado de assinar um novo contrato com a Sony Music, depois de anos atuando de forma independente. Desde o ano passado a banda vem lançando singles cuja temática é sempre a política nacional. Entre elas “Micheque”, “Político de Estimação”, “Kit Gay” e “Roqueiro Reaça”, a mais recente.
Tico Santa Cruz contou que a banda vai lançar mais três singles e, inclusive revelou os títulos: “Bandeira Brasileira”, “Clareiras” e uma nova versão de “Carta ao Futuro”, um dos registros disponibilizados pela banda no ano passado. Essas músicas, juntamente com os outros singles já mencionados farão parte de “Álbum Laranja”, disco que sairá no dia 23 de julho.
“Esse disco que estamos para lançar é de crônicas porque quem quiser, em 2040, saber o que aconteceu no Brasil através do rock, estará tudo ali”, disse Tico Santa Cruz.