Recentemente, foi realizado o 45º Kennedy Center Honors, evento que homenageia artistas por sua contribuição à cultura americana e entre os agraciados estava a banda irlandesa U2 que recebeu uma mensagem especial do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que realizou a recepção da cerimônia.
Em sua fala direcionada ao U2, Joe Biden ressaltou a origem da banda e o papel que sua música exerce na vida das pessoas. “A partir deste presidente irlandês-americano em uma Casa Branca projetada por mãos irlandesas, obrigado por tudo que vocês fazem e pela maneira como elevam as pessoas“, disse o presidente americano (via NME).
O líder dos Estados Unidos fez uma referência ao fato de o U2, durante toda a sua carreira, ter sido uma banda preocupada com questões políticas e sociais, algo que se traduz nas músicas e nas ações dos seus integrantes. “Para nos vermos, para nos vermos uns nos outros, para nos unirmos em uma causa comum – esta noite celebramos um grupo de artistas verdadeiramente excepcional.”
Joe Biden chegou a recitar um trecho do clássico “One”, lançado pelo U2 no álbum “Achtung Baby”, de 1991, para falar sobre as divisões políticas vivenciadas pelo mundo contemporâneo. “Em um momento, faríamos bem em lembrar quando há muito ódio, muita divisão e muita raiva na América e, francamente, ao redor do mundo, como diz a música [do U2]: ‘Somos um, não somos os mesmos, podemos carregar uns aos outros.”
Na cerimônia, que também homenageou Amy Grant, George Clooney, Gladys Knight e Tania León, o cantor Eddie Vedder, do Pearl Jam, interpretou as músicas “One” e “Elevation”, e foi aplaudido de pé por Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr., que estavam na plateia.