Tobias Forge do Ghost é um músico e compositor bastante versátil. Basta ouvir as músicas de sua banda para concluir que ele possui um enorme leque de referências dentro do universo do rock e também da música pop. Ele já chegou a dizer que o ABBA merece um prêmio Nobel, por exemplo. Isso pode levar à conclusão de que ele é do tipo eclético – ‘gosto de tudo’ -, entretanto, não é bem assim, existe um estilo musical que ele tem “alergia”.
Em bate-papo recente com a Metal Injection, o líder do Ghost falou sobre as vertentes de metal que mais aprecia e acabou comentando sobre aquele que tem uma tremenda rejeição. “Uma banda que eu acho que não é muito mencionada e que definitivamente está na minha manga em termos do que eu gosto seria Negative Plane [banda americana de black metal]”, revelou (via Revolver). Ele citou uma canadense de death metal. “Obviamente, uma banda antiga que ressurgiu um pouco alguns anos atrás foi o Gorguts. O álbum ‘Colored Sands’ deles foi muito legal“, contou.
Na sequência, Tobias Forge explicou que tem preferência por bandas antigas e que, a partir de 1994, ano em que surgiu o new metal, ele não teve mais interesse e que possui aversão ao estilo consagrado por bandas como Korn, Slipknot e Limp Bizkit. “Meu gosto é muito antigo. Desde 94, quando o nu-metal começou a realmente mostrar sua cara, eu sou alérgico a qualquer coisa que sugira o nu-metal e, infelizmente, esse tem sido o gênero eterno de 94 até hoje”, disse.
O cantor do Ghost explicou melhor o seu raciocínio dizendo que é aberto a estilos de música diferentes e que gosta das diferentes vertentes que existem dentro rock, mas, quando trata-se de rock pesado, ele parou na primeira metade da década de 90. “As bandas que eu gosto geralmente são bandas que soam como um tipo de banda de death metal de 87. Infelizmente. Eu odeio ser negativo. Mas eu gosto de muitas outras músicas. Eu gosto de muito rock diferente. Eu sou mais aberto quando se trata disso. Mas quando se trata de metal extremo eu meio que limito em 93 e 94. Depois disso, todo o resto é uma merda“, afirmou.