O lendário guitarrista dos Smiths, Johnny Marr, recentemente, concedeu uma entrevista ao The Guardian, em que respondeu perguntas de fãs e celebridades sobre a sua carreira, o que, obviamente, envolve o seu passado como parceiro de composições de Morrissey e o comportamento atual do vocalista.
Uma das personalidades que enviaram perguntas para Johnny Marr foi o prefeito da Grande Manchester, Andy Burnham. Ele questionou o guitarrista: “Os Smiths já se desentenderam por causa de futebol ou política?” (via NME).
A resposta de Johnny foi: “Nós nunca discutimos futebol, então é isso. E nunca brigamos por política, mas provavelmente iríamos agora”, sugerindo que se fosse hoje, esse talvez seria um dos possíveis estopins para encerramento das atividades da banda.

Na sequência, uma fã do músico disse que se sente decepcionada diante das atitudes e opiniões políticas de Morrissey e explicou como isso interfere na sua relação com trabalho do extinto grupo (“mancha algo que era muito importante para mim”)e emendou com uma pergunta: “Isso impactou como você se sente sobre os Smiths ou você é capaz de separar o passado do presente, a banda do homem?”
“Não afetou como me sinto sobre os Smiths”, respondeu Marr. “É tudo o que posso dizer sobre isso. Eu certamente sou capaz de separar o passado do presente. Eu não sei se você pode separar a banda do homem, mas eu posso me separar do homem e do que eu fiz, então quando eu vejo como as pessoas estão desapontadas, isso realmente me deixa triste. Mas está completamente fora do meu controle. E eu só posso realmente fazer o que está sob meu controle.”
O músico acrescentou ainda, que ele sempre tentou proteger o legado da banda: “Então eu toco músicas do Smiths por razões que eu acho que são reais. E ao longo dos anos tentei cuidar do catálogo e dos lançamentos o máximo que pude. Como eu teria feito de qualquer maneira. Então, você sabe, eu vejo como todo mundo vê. não tenho respostas. E eu não quero ter nenhuma resposta.”
Nos últimos anos, Morrissey emitiu diversas opiniões controversas sobre política, gerando antipatia geral da imprensa especializada e dos adimirados do seu trabalho. Recentemente, ele publicou uma longa carta em seu site em que pede a Johnny Marr que pare de citar o seu nome em entrevistas. O guitarrista, que lança o disco “Fever Dreams Pts 1-4” neste mês, respondeu de forma irônica no Twitter. Confira o que rolou AQUI.