Já parou para pensar qual seria a música mais triste já produzida? É uma pergunta difícil de responder, claro, e foi justamente esse o objetivo de um estudo conduzido pela OnePoll, empresa especializada em pesquisas de marketing. “Everybody’s Hurt”, clássico do R.E.M., ficou em primeiro lugar, seguido por “Nothing Compares 2 U”, gravada por Sinéad O’Connor e “Tears in Heaven”, do Eric Clapton.
A pesquisa foi conduzida em parceria com a Earex, empresa de aparelhos auriculares, em colaboração com Robert Till, presidente da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular e professor de música da Universidade de Huddersfield, no Reino Unido. A amostra contou com 2 mil respondentes e o resultadou apresentou uma lista com as 30 músicas mais tristes de todos os tempos que traz ainda nomes como Beatles (“Yesterday”), Adele (“Someone Like You”), Coldplay (“Fix You”) e U2 (“With or Without You”).
O pesquisador Robert Till comentou o estudo: “O interessante é que muitas das principais escolhas nesta pesquisa não eram simplesmente sobre sua popularidade geral, algumas das músicas tristes mais mencionadas têm muito menos reproduções em plataformas de streaming do que outras, indicando que realmente há algo especial nessas músicas em particular”, disse.
Ele também destacou: “Como se poderia esperar, a idade das pessoas afetou suas escolhas, com o público mais jovem votando em Adele em vez de REM, mas o que é revelador para a música mais triste é a faixa etária mais jovem selecionada ‘Yesterday’ dos Beatles. mesmo título e a importância de filmes e vídeos em fornecer contexto para músicas.”
E as músicas mais alegres?
Músicas como “Walking on Sunshine” de Katrina and The Waves, “Don’t Stop Me Now” do Queen e “Dancing Queen” de ABBA, foram consideradas algumas das músicas mais felizes, enquanto Survivor “Eye of the Tiger”, “I’m Still Standing” de Elton John, e “I Will Survive” de Gloria Gaynor avaliadas pelos participantes do estudo como mais motivacionais. Já “What a Wonderful World”, de Louis Armstrong, e “Let It Be” dos Beatles foram listadas pelos entrevistados como as mais relaxantes.
Confira a lista completa com as 30 músicas mais tristes
- REM – “Everybody Hurts”
- Sinéad O’Connor – “Nothing Compares 2 U”
- Eric Clapton – “Tears in Heaven”
- Whitney Houston – “I Will Always Love You”
- The Beatles – “Yesterday”
- Adele – “Someone Like You”
- Celine Dion – “My Heart Will Go On”
- Roy Orbison – “Crying”
- Eric Carmen – “All by Myself”
- Robbie Williams – “Angels”
- Bill Withers – “Ain’t No Sunshine”
- James Blunt – “Goodbye My Lover”
- Toni Braxton –”Unbreak My Heart”
- Eva Cassidy – “Songbird”
- Coldplay – “Fix You”
- U2 – “With or Without You”
- The Beatles – “The Long and Winding Road”
- Al Green – “How Can You Mend a Broken Heart?”
- Sam Smith – “Stay with Me”
- Amy Winehouse – “Back to Black”
- Carole King – “It’s Too Late”
- Lewis Capaldi – “Someone You Loved”
- John Lennon – “Jealous Guy”
- Simon & Garfunkel – “The Boxer”
- Gary Jules – “Mad World”
- Adele – “Easy on Me”
- Boyz II Men – “End of The Road”
- Neil Young – “Only Love Can Break Your Heart”
- Passenger – “Let Her Go”
- The Fray – “How to Save a Life”