fbpx
Listas

Confira 7 curiosidades sobre a música “Master Of Puppets” do Metallica

Icônica faixa lançada 1986 voltou ao topo das paradas por conta da série Stranger Things

Na última semana, a música “Master Of Puppets” do Metallica, lançada em 1986, voltou a figurar nas paradas de sucesso por aparecer na trilha sonora da quarta temporada da série Stranger Things, da Netflix. A clássica faixa da banda liderada por James Hetfield é executada na guitarra pelo personagem Eddie Munson em um dos momentos-chave do último episódio. A sequência, que mostra os heróis do programa tentando derrotar o vilão Vecna, com certeza entrou direto para a lista das melhores e mais icônicas da cultura pop contemporânea. De quebra, ajudou a ampliar ainda mais a popularidade do Metallica, principalmente para o público mais jovem. 

Eddie Munson toca “Master Of Puppets” no mundo invertido.

Já que  “Master Of Puppets” é uma das músicas mais ouvidas do mundo neste momento, preparamos uma lista com 7 curiosidades sobre ela. Confira!

Música título do terceiro álbum do Metallica

“Master of Puppets” é a música título do terceiro álbum do Metallica, considerado pela maioria dos críticos e fãs como o melhor trabalho  da banda. O disco foi gravado entre setembro e dezembro de 1985, no Estúdio Sweet Silence, em Copenhague, Dinamarca, terra natal do baterista Lars Ulrich. A produção ficou a cargo de Flemming Rasmussen, que também produziu o álbum anterior “Ride the Lightning” (1984) e produziria também o sucessor “…And Justice for All” (1988). O lançamento de “Master of Puppets” ocorreu no dia 03 de março pela Elektra.

Capa do álbum “Master Of Puppets”, clássico do Metallica

“Master of Puppets” foi primeiro e único single do álbum

Apesar de o álbum ter sido lançado em março de 1986, o primeiro e único single foi lançado somente no dia  2 de julho de 1986, sendo justamente a faixa-título. A gravação de um clipe de “Master of Puppets” foi cogitada na época, mas a banda mudou de ideia por acreditar que o vídeo seria ignorado pelo MTV. “Chegamos à conclusão de que eles não transmitiriam a porra do clipe do Metallica de qualquer jeito.Porque desperdiçar dinheiro, então? Sabíamos que atrairíamos mais publicidade se não fizéssemos um clipe”, disse Lars Ulrich, conforme  relata o livro “Metallica – A Biografia”, do jornalista Mick Wall

Capa do single “Master of Puppets”

O processo de composição de “Master of Puppets”

“Master of Puppets” surgiu primeiro como conceito do álbum e depois se materializou na faixa-título que o  mundo conhece. James Hetfield e Lars Ulrich se reuniram em meados de 1985 para escrever as músicas do terceiro álbum do Metallica e, depois de montar a estrutura das músicas a partir de riffs e ideias dos quatro integrantes, os dois criaram o conceito temático do disco que inspirou as letras e também a capa, pintada por Don Brautigam

O conceito do disco gira em torno das diferentes formas de manipulação, controle e poder. A letra de “Master of Puppets” fala especificamente sobre o vício em drogas e como elas podem exercer uma forma de  dominação. “Eu sou a sua fonte de autodestruição/Veias que pulsam com medo/Sugando a mais escura claridade/Comandando a construção da sua morte”, dizem trechos da letra. 

 “‘Master of Puppets’ lida muito bem com drogas. Como as coisas mudam, em vez de você controlar o que você está tomando e fazendo, são as drogas controlando você”, disse James Hetfield em entrevista à revista Thrasher Magazine, em 1986.

Versão demo de “Master of Puppets”.

A música mais tocada em shows do Metallica

“Master of Puppets” é a música mais tocada pelo Metallica em seus shows. De acordo com dados do site oficial da banda, a faixa já foi executada 1,686 vezes desde de sua estreia, em  31 de dezembro de 1985, no Bill Graham Civic Auditorium de São Francisco. São raras as apresentações do grupo em que ela ficou de fora do setlist. 

Metallica tocando “Master of Puppets” em Praga, República Checa, no dia 22 de junho de 2022.

A melhor música do Metallica, de acordo com os fãs

Em junho de 2020, o Metallica organizou uma votação em suas redes sociais para que os fãs escolhessem qual a melhor música de todo o seu catálogo. “Master Of Puppets” foi a grande vencedora em uma final disputada com “One”, do álbum “…And Justice for All” (1988). “Não é à toa que essa belezinha está na Biblioteca do Congresso!”, escreveu a banda na época fazendo referência ao fato de que o álbum “Master Of Puppets” foi adicionado à Livraria do Congresso Nacional dos Estados Unidos por seu significado histórico e cultural. 

Fãs escolhem “Master of Puppets” como a melhor música do Metallica.

“Master Of Puppets” tem referência a David Bowie

Que o Metallica sempre bebeu em fontes além do heavy metal não é nenhuma novidade. A música “Master Of Puppets” é um ótimo exemplo, pois ela traz uma referência direta ao lendário David Bowie. Aos 6 minutos e 19 segundos de “Master Of Puppets” ouve-se um riff inspirado na música “Andy Warhol”, camaleão do rock, do disco “Hunky Dory”, de 1971. 

“Master Of Puppets” tem referência a David Bowie.

Aparições em outros registros do Metallica

Por ser uma das principais músicas do Metallica, “Master Of Puppets” aparece em diversos lançamentos oficiais realizados pela banda posteriormente. A faixa aparece  no disco ao vivo “Live Shit: Binge & Purge” (1993), gravado durante a turnê do “Black Album”, nos dois álbuns que o Metallica gravou com a Orquestra Sinfônica de São Francisco“S&M” (1999) e “S&M2” (2020) -, foi o primeiro single do álbum “Metallica: Through the never (Music From The Motion Picture)“, que serve de trilha sonora do filme 3D lançado em 2013. Ela também aparece nos shows lançados exclusivamente em vídeo: “Quebec Magnetic” (2012), “The Big 4: Live in Sofia, Bulgaria” (2010), “Orgullo, Pasión, Y Gloria: Tres Noches En La Ciudad de México” (2009), “Français Pour Une Nuit” (2009), “Cunning Stunts” (1998) e “Cliff ‘Em All” (1987). Além disso, na versão remasterizada e expandida do álbum “Master Of Puppets”, lançada em 2017, é possível ouvir diferentes versões demo da faixa-título. 

“Master of Puppets” ganhou versão remasteriza em 2017.

Bônus: O mashup de “Master Of Puppets” com o tema de Power Rangers

Já alguns anos que cirula na internet um mashup da música “Master Of Puppets” com o tema clássico da série Power Rangers. A métrica da letra cantada por James Hetfield se encaixa perfeitamente com o instrumental da música dos heróis coloridos. É inusitado e divertido.

O mashup de “Master Of Puppets” com o tema de Power Rangers.

Leia também:

Deixe uma resposta