fbpx
Notícias

Banda brasileira sugere que o Metallica plagiou a capa de seu disco

Capa do single "Screaming Suicide" é bastante similar a do álbum que a banda de Piracicaba lançou em 2000

A banda brasileira de punk e hardcore Escarro Verbal, oriunda de Piracicaba, São Paulo, notou as semelhanças para lá de acentuadas entre a capa do seu primeiro álbum autointitulado, de 2000, com a arte do single mais recente do Metallica, “Screaming Suicide”, e desde então, tem realizado publicações nas redes sociais tentando chamar a atenção do grupo americano para a suposta inspiração. 

Leia também:

Ambas as capas apresentam um fundo preto com a ilustração iconográfica de um homem abrindo uma porta cuja luz que sai de dentro dela projeta uma sombra. No caso do Metallica, a sombra projeta o seu logotipo, já na versão da banda Escarro Verbal, ela projeta a silhueta do mesmo homem com os dedos apontados para a cabeça, como se estivesse simulando uma tentativa de suicidio, curiosamente, a mesma temática da música “Screaming Suicide”

“Ei @metallica , que bela arte de capa para um novo EP! Ficamos muito felizes em ver que a arte da capa do nosso cd, lançado no ano 2000, inspirou vocês! Idéia idêntica, mesmas cores, ângulos bem próximos e arte parecida!!! Felicidades do Brasil!”, diz a legenda de uma das publicações no perfil da banda Escarro Verbal no Instagram.

Conforme observou um usuário que comentou a publicação: “essa ideia de silhueta, se você jogar no Google, tem várias, inclusive com as mesmas cores.” De fato, utilizando-se a ferramenta de pesquisa encontram-se imagens semelhantes, inclusive vendidas por bancos de imagens pagos (confira dois exemplos AQUI e AQUI). Encontra-se, também, a  capa do álbum autointitulado da banda Ratt, lançado em 1999, que também traz um conceito similar. Tudo isso não indica, necessariamente, plágio, mas talvez a falta de inspiração de David Turner, responsável pelo projeto gráfico do novo disco do Metallica, “72 Seasons”. Ele usou, supostamente, imagens genéricas como referência.

Capa do single “Screaming Suicide” – Metallica (2023)
Capa do álbum de estreia do Escarro Verbal (2000)
Capa do álbum autointitulado lançado pelo Ratt (1999)

Arte da capa do single “Screaming Suicide”, do Metallica, é um desdobramento da capa do single anterior, “Lux Æterna”, que por sua vez associa-se ao projeto gráfico do álbum que o Metallica lança no dia 14 de abril deste ano. As artes em questão foram criadas utilizando-se um estilo conhecido como flat design, caracterizado por ser minimalista. Apesar de terem como espelho traços gráficos populares na internet, elas traduzem de maneira criativa o conceito do disco. 

O vocalista James Hetfield explicou que o título “72 Seasons” refere-se as 72 estações que um ser humano vivencia até os 18 anos de idade e que esses primeiros anos de vida são fundamentais na formação da personalidade. Sendo assim, a relação entre luz, escuridão e sombra projetando o logotipo do Metallica, pode ser interpretada como as músicas da banda sendo o reflexo da personalidade de seus integrantes, por exemplo.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o Metallica é acusado de plagiar a capa de um disco. Em 2016, a banda Crowbar alegou que a capa de “Hardwired… To Self-Destruct”, também de responsabilidade de  David Turner, seria uma cópia do projeto gráfico do seu disco “Odd Fellows Rest”, de 1988. Ambas, trazem as cabeças sobrepostas dos integrantes como se formassem um monstro. James Hetfield e seus companheiros não se pronunciaram na época e, aparentemente, o Crowbar não levou a discussão adiante. 

Semelhanças entre capas de álbuns não são nenhuma novidade. Há vários exemplos ao longo da história. Confira abaixo alguns deles na thread criada pelo jornalista Igor Miranda no Twitter. 

Pode copiar, não só não faz igual.

Leia também:

2 comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Ok Music Play

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading