O vocalista do Blur, Damon Albarn, durante um bate-papo no podcast Broken Record, falou sobre a sua perspectiva em relação às bandas com músicas baseadas nas guitarras. O cantor tem uma visão otimista, apesar de acreditar que o depois Arctic Monkeys esse estilo de som ficou “estéril”.
Leia também:
Na visão do líder do Blur, após o estouro da banda de Alex Turner, em meados dos anos 2000, nenhum outro grupo conseguiu atingir o mesmo patamar fazendo músicas com guitarra. “Para mim, a última grande banda de guitarra teria sido Arctic Monkeys e eu realmente não sei se há algo tão bom quanto isso desde então“, disse (via Louder).
Entretanto, Albarn demonstrou estar otimista com as novas bandas que tem ouvido e vislumbra uma retomada. “Mas agora existem bandas com um potencial enorme. Realmente desmontou a própria música de guitarra e se recompôs de uma forma diferente. Você tem algumas novas mutações fantásticas da genialidade disso“, declarou.
Ele chegou a citar algumas dessas bandas: “Gosto muito da banda Wu-Lu, eles parecem ser muito legais. Há um que peguei em algum lugar no interior dos Estados Unidos, mas não consigo lembrar o nome dele, isso está diminuindo, não é?”
O músico continuou: “Então você tem bandas como Yard Act, que parecem estar ficando cada vez melhores. Obviamente eles não são novos, mas ainda os vejo como bandas emergentes como Sleaford Mods, brilhantes. Há muita linguagem boa sendo usada novamente, não essa merda genérica de rock – eu odeio isso, gosto de poetas e guitarras”.
O Blur lança o álbum “The Ballad of Darren” no dia 21 de julho. É seu primeiro registro de estúdio em quase 10 anos. Seu trabalho mais recente é “The Magic Whip“.