O clássico “November Rain”, do Guns N’ Roses, superou a marca de 2 bilhões de views no YouTube e se tornou o primeiro vídeo de um artista de rock a atingir essa marca. Ele foi lançado originalmente em 1991 e chegou à plataforma de streaming há 13 anos, em dezembro de 2009. Isso reforça como o trabalho da banda de Axl Rose continua relevante.
Leia também:
A música “November Rain” faz parte do álbum “Use Your Illusion I”, de 1991, e sua letra foi escrita pelo vocalista do Guns N’ Roses, Axl Rose, inspirado em seu relacionamento com a modelo Erin Everly, com quem chegou a ser casado entre 1990 e 1991.
O vídeo é a segunda parte de uma trilogia que conta ainda com os clipes de “Don’t Cry” e “Estranged”. A história é baseada no conto “Without You”, escrito por Del James, amigo de Axl Rose, que usou como referência o romance do cantor com Erin Everly.
O clipe apresenta um casamento protagonizado por Axl Rose e a personagem vivida pela também modelo Stephanie Seymour, namorada do vocalista na época. Traz uma cena icônica em que o guitarrista Slash abandona a igreja durante a cerimônia para executar o solo da música em um campo aberto.
O diretor Andy Morahan falou sobre a trilogia de vídeos do Guns N’ Roses em entrevista concedida à Kerrang! em 2020 e revelou que “November Rain” é o seu preferido. “’November Rain’ é o meu favorito. Tem tudo. ‘Estranged’ fica um pouco estranho demais com os golfinhos e ‘Don’t Cry’ é um pouco áspero nas bordas, mas ‘November Rain’ de todos eles parece mais uma trilha sonora do que os outros.”
Ele também contou detalhes da gravação da sequência em que Slash deixa a igreja. “Eu queria uma igrejinha no meio do nada, e tínhamos muitas fotos de locações de igrejinhas brancas em lugares como Texas e Arizona. Mas nenhum deles estava isolado o suficiente para mim. Acabamos indo para um rancho de filmagem onde eles filmaram o filme Young Guns, em Santa Fé, Novo México, e eles tinham aquela casca da igreja em um palete. Arrastamos isso para o meio do nada e colocamos uma pequena cerca branca em volta. Filmamos o dia inteiro, cinco ou seis câmeras – e foram cerca de 30 segundos de filmagem! Foi ridículo, mas foi realmente um momento icônico.”