fbpx
Notícias

A opinião de Peter Gabriel sobre o impacto da inteligência artificial  

Músico afirma que tem medo da IA assim como todo mundo

O cantor Peter Gabriel é dono de uma empresa de tecnologia focada em entretenimento e mídia chamada Reverberation e conversou com o Yahoo! Music sobre o impacto da inteligência artificial na sociedade e, em especial, na música. 

“Provavelmente tenho tanto medo da IA quanto todo mundo, mas gosto de pular no rio em vez de falar sobre isso. Eu penso muito sobre isso e acho que poucas pessoas estão pensando nisso ”, disse o músico de 73 anos. 

Peter avalia que estamos diante de um fenômeno social mais importante que a Revolução Industrial. “E seria ótimo chegar à frente disso.  Você sabe, isso é algo que terá muito mais impacto do que a Revolução Industrial e a bomba nuclear.  Então, se não começarmos a antecipar o que pode acontecer, será tarde demais, porque é muito rápido”, declarou. 

Sobre a capacidade criativa das tecnologias de inteligência artificial atualmente existentes,  Peter Gabriel avalia como limitada, mas que é uma questão de tempo até elas aprenderem a produzir arte como um ser humano. “A maioria das pessoas argumenta que não. Eu diria que eles só precisam de algoritmos melhores”, disse. 

Ele acrescentou: “Então, podemos simplesmente pegar os algoritmos e dançar com eles, em vez de lutar contra eles.  Infelizmente, não acho que meu trabalho ou o trabalho de qualquer pessoa esteja a salvo da IA. A maneira de olhar para isso, porém, é que este incrível kit de ferramentas está chegando em nossa posse e podemos fazer todo tipo de coisas extraordinárias, incluindo talvez – e eu digo ‘talvez’ – proteger nosso futuro.”

Peter Gabriel lança em 2023 seu primeiro álbum de inéditas em 20 anos. O trabalho se chama “i/o” e já teve os singles “The Court”, “Playing for Time” e “Panopticom”.

Nova música do cantor Peter Gabriel.

Leia também:

Deixe uma resposta