fbpx
Notícias

Daniel Johns, do Silverchair, compartilha doloroso relato e explica uma das razões para o fim da banda

Músico conta como foi o período em que sofreu de artrite reativa e como as pessoas a sua volta reagiram

Já há algum tempo que Daniel Johns tem usado as suas redes sociais para compartilhar curiosidades e relatos que envolvem o seu trabalho com o Silverchair, banda que encerrou as atividades em 2011. Uma das publicações mais recentes trata do período que antecedeu o lançamento do álbum “Diorama”, época em que o vocalista foi diagnosticado com artrite reativa. 

O texto vem acompanhado de um vídeo do Silverchair executando a música “The Greatest View”, em fevereiro de 2002, na edição australiana do festival Big Day Out. “Se você olhar de perto, verá que estou lutando para me mover”, escreve Daniel. “Olhando para trás, acho que a ansiedade de como o disco seria recebido, bem como o preço que minha batalha contra a anorexia havia cobrado anteriormente no meu sistema imunológico, combinaram-se para me atacar.”

Dali em diante, Daniel Johns viveria momentos realmente difíceis e a morte prematura era uma possibilidade real. “Mais tarde, fui diagnosticado com artrite reativa. Um especialista me aconselhou a me despedir da minha família todas as noites antes de dormir porque achava que eu poderia morrer”, explica o músico. 

Leia também:

Silverchair era um negócio, não uma família

Esse período fez Daniel Johns perceber o quanto a indústria da música pode ser cruel: “Nesse momento, percebi que grande parte da máquina Silverchair era mais um negócio do que uma família. Eu me sentia pessoalmente responsável pelas pessoas de nossa equipe que não podiam trabalhar por causa da minha doença”, prossegue Daniel com o seu relato. 

Daniel conta que aprendeu a separar quem o “amava como ser humano e quem precisava” dele “como performer”. Ele explica que foi tomado por um profundo sentimento de solidão: “Eu realmente precisava de um amigo naquela época, em vez disso, eu tinha colegas descontentes“, sugerindo que o baixista Chris Joannou e o baterista Ben Gillies não foram compreensíveis com o seu estado de saúde.

Ele acrescentou: “Quando meu telefone tocava, geralmente era alguém perguntando se eu estava pronto para fazer uma turnê novamente. Alguém na equipe até questionou se eu estava doente e que ‘talvez eu não quisesse promover o álbum e deveria ser forçado a fazer uma turnê.”

Silverchair: assina acordo que pode gerar “Oportunidades empolgantes”
Foto: Silverchair/reprodução

O fim do Silverchair já estava desenhado 

Depois de meses de tratamento, Daniel Johns se recuperou e a banda finalmente conseguiu lançar “Diorama”, no final daquele mesmo ano, e caiu na estrada novamente. O disco se tornou o mais vendido do Silverchair

O trio lançaria ainda o álbum “Young Modern”, em 2007, mas encerraria suas atividades em 2011, quando se preparava para entrar em estúdio novamente. Esse fim, no entanto, foi desenhado lá atrás, conforme expressa Daniel em seu texto: “Eu recuperei minha vida, mas, para ser honesto, a partir deste ponto, nunca senti que Silverchair duraria.”

Leia também:

2 comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Ok Music Play

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading