fbpx
Notícias

Engenheiros do Hawaii: gravadora vetou capa original do disco “Várias Variáveis”

Lendária banda gaúcha foi alertada sobre possível conflito jurídico relacionado a direitos autorais

O disco “Várias Variáveis”, que o Engenheiros do Hawaii lançou em 1991,  é reconhecido pelos clássicos que apresentou e também por ter uma capa que traz os emblemas dos times gaúchos Grêmio e Internacional, entre outros símbolos e logotipos adulterados. 

Entretanto, a capa com a qual o disco veio ao mundo não foi a primeira ideia que a banda desenvolveu. A proposta original foi vetada pelo departamento jurídico da gravadora BMG para evitar problemas com grandes marcas como Volkswagem e BMW.

A informação foi relatada pelos integrantes do Engenheiros do Hawaii em uma entrevista publicada na edição de dezembro de 1991 da extinta revista Bizz. Em uma conversa anterior, antes do lançamento, Humberto Gessinger havia dito que a capa do álbum já estava pronta, entretanto, ele destacou, no bate-papo seguinte, que ela não foi mantida.

Engenheiros do Hawaii - Várias Variáveis
“Várias Variáveis” é o quinto disco do Engenheiros do Hawaii

“Tivemos problemas com o departamento jurídico da gravadora. Encaramos a coisa diferente do resto do mundo. Quando inventamos nossas marcas, não registramos nada. Somos completamente a favor da pirataria. Da mesma forma que usamos o yin-yang dos hippies, estávamos pensando em usar os símbolos da Volkswagen, BMW, Alfa Romeo, Mercedes Benz… Era uma coisa super poética. Mas a realidade não é poética”, desabafou Humberto Gessinger sobre o possível conflito de direitos autorais que envolveria a banda, caso seguissem com a proposta de capa.

O baterista Carlos Maltz complementou dizendo que o veto teve relação com o alcance que a banda já tinha na época. “O cara do departamento jurídico da gravadora falou que, se fosse nosso primeiro disco, eles lançavam e seguravam a onda. Mas, sendo o produto top do final de ano da BMG, se desse algum problema, a diretoria da gravadora matava ele.”

Humberto Gessinger explicou que a  intenção era fazer uma brincadeira que não foi bem recebida. “Era uma coisa de guri. Um pouco de terrorismo com a mídia. Eu não vou ficar consultando advogado para fazer isso. Usam nossas coisas pra caralho e eu nunca processei por fazer isso.”

“Várias Variáveis” é o quinto disco de estúdio do Engenheiros do Hawaii, vendeu mais 150 mil cópias na época impulsionados por músicas como “Herdeiro da Pampa Pobre”, “Piano Bar” e “Ando Só”. 

Leia também:

1 comentário

Deixe uma resposta