Embalando os grandes espetáculos e a quebra de recordes, desde o final do século passado os Jogos Olímpicos costumam ter canções oficiais. Em geral, encomendadas a grandes artistas locais ou mesmo internacionais, populares naquele momento, essas canções são apresentadas nas cerimônias de abertura ou de encerramento. Tradicionalmente, elas falam da realização de sonhos, da superação de desafios e do congraçamento entre os povos. Algumas se tornaram grandes sucessos de público, outras caíram no esquecimento. Vamos relembrá-las? (Confira esta playlist no Youtube com todas elas).
1984 – Los Angeles (Estados Unidos). John Williams: Olympic Fanfare and Theme
Esta edição chegou a ter um disco oficial, com músicas diversas, que são, portanto, todas consideradas oficiais. A mais conhecida é do compositor americano John Williams (de temas de filmes como Star Wars e Superman), que desde então passou a ser tocada em diversos eventos esportivos.
1988 – Seul (Coreia do Sul). Koreana: Hand in Hand
Talvez nenhuma canção olímpica tenha “pegado” tanto como Hand in Hand, canção criada pelo italiano Giorgio Moroder especialmente para a Olimpíada e apresentada pela banda local Koreana na cerimônia de abertura após o acendimento da pira. A versão oficial é em coreano, mas mundo afora popularizou-se a versão em inglês. Seul teve também outra canção oficial, que não foi apresentada em nenhuma cerimônia olímpica, mas que tocou sem parar nas FMs mundo afora: One Moment in Time, de Whitney Houston (lembra da Xuxa dublando a cantora no seu programa?).
1992 – Barcelona (Espanha) – Freddie Mercury e Montserrat Caballé: Barcelona
Infelizmente, Freddie Mercury morreu meses antes de participar da abertura dos jogos e cantar ao vivo a canção, em dueto com a soprano espanhola Montserrat Caballé. A canção fez parte também do álbum solo do cantor de mesmo nome. Embora esse fosse o tema oficial de 1992, a música que ficou eternizada na memória foi outra, tocada na cerimônia de encerramento: Amigos para Siempre, escrita pelo compositor americano Andrew Lloyd Weber e cantada pelo tenor Josep Carreras e pela cantora Sara Brightman.
1996 – Atlanta (Estados Unidos) – Gloria Estefan: Reach
Os jogos de Atlanta tiveram duas canções oficiais. A que mais pegou foi Reach, tocada na cerimônia de encerramento. Ela teve versões em inglês e em espanhol (esta, cantada por diversos artistas latinos). Na cerimônia de abertura foi tocada a canção The Power of Dream, da canadense Celine Dion.
2000 – Sidney (Austrália) – John Farnham e Olivia Newton-John: Dare to Dream
Por alguma razão, depois de Atlanta as canções oficiais dos Jogos Olímpicos não caíram tanto no gosto popular. Dare to Dream, cantada na cerimônia de abertura pelos australianos John Farnham e Olivia Newton John, não ficou tão conhecida. Mais lembrada é a apresentação da banda australiana de rock Midnight Oil na cerimônia de encerramento, cantando seu repertório próprio.
2004 – Atenas (Grécia). Bjork: Oceania
Coube à islandesa Bjork a honra de criar e apresentar a canção oficial dos jogos da Grécia, quebrando a tradição de ter artistas locais nessas performances.
2008 – Pequim (China). Sarah Brightman e Liu Huan: You and Me
A inglesa Sarah Brightman é a única artista a cantar o tema de duas olimpíadas diferentes (já o havia feito em 1992 na cerimônia de encerramento). Desta vez, acompanhada pela chinesa Liu Huan, gravou o tema de Pequim, que não foi apresentado ao vivo em nenhuma cerimônia.
2012 – Londres (Reino Unido). Muse: Survival
Pela primeira vez, uma canção de rock foi escolhida como tema oficial dos jogos olímpicos. Os britânicos do Muse se apresentaram na cerimônia de abertura e soaram bastante como os também britânicos do Queen.
2016 – Rio de Janeiro (Brasil). Thiaguinho e Projota – Alma e Coração
Uma canção em português, misturando ritmos cariocas como samba, funk e rap, foi escolhida como tema para as primeiras Olimpíadas realizadas na América do Sul. A música não chegou a ser apresentada nas cerimônias olímpicas. Como não são habituados a ouvir música em outras línguas, os americanos consideram Rise, canção de Katy Perry gravou por encomenda da rede de TV NBC, como o hino das Olimpíadas do Rio.
2021 – Tóquio (Japão). Não tem tema oficial
As Olimpíadas de Tóquio não têm um hino oficial. A música que cumpre esse papel é Colorful, gravada por diversos artistas japoneses por encomenda da Coca-Cola.
Bônus
Os Jogos Olímpicos contam com um hino oficial, executado durante as cerimônias de abertura no momento da entrada e do hasteamento da Bandeira Olímpica. Foi composto pelo grego Spyridon Samaras.
Curiosamente, tem gente que acha que o Hino Olímpico é Chariots of Fire, canção composta pelo compositor grego Vangelis para o filme Carruagens de Fogo (sobre corredores que querem disputar os Jogos Olímpicos de 1924). O filme foi o vencedor do Oscar em 1982. A canção acabou sendo muito usada pela mídia dois anos depois, em Los Angeles, e ficou eternamente associada às Olimpíadas.