No último dia 18 de novembro, o disco autointitulado de estreia do Audioslave completou 20 anos. A banda nasceu da reunião inesperada dos músicos do Rage Against The Machine com o vocalista do Soundgarden: Brad Wilk, Tom Morello, Tim Commerford e Chris Cornell. As duas bandas estavam em hiato e a oportunidade surgiu depois a partir de uma sugestão do produtor Rick Rubin.
O trabalho traz 12 faixas e o resultado foi primoroso. Na época, alguns críticos chegaram a classificar a banda como o “novo Led Zeppelin”. A verdade é que instrumental dos três integrantes do Rage Against The Machine casaram perfeitamente com a voz aguda e expressiva de Chris Cornell, criando um hard rock potente e inventivo.

O álbum traz músicas como a explosiva “Cochise”, a intensa “Show Me How to Live”, a filosófica “Shadow on the Sun” (que serviu de trilha para o filme Colateral, de 2004, estrelado por Tom Cruise e Jaime Foxx), a atmosférica “I Am the Highway” e a inspiradíssima “Like a Stone”. Essa última, acabaria se tornando a mais famosa da carreira dos 4 integrantes (sim, a canção mais popular na voz do Chris Cornell não é “Black Hole Sun”, e o solo mostra Tom Morello em um dos seus momentos mais originais como compositor).
O grupo chegou a lançar mais dois discos (“Out Of Exile”, 2005, e “Revalations”, 2006), sem a mesma genialidade da estreia, e encerrou as atividades em 2007. Uma reunião aconteceu em janeiro de 2017, para uma apresentação especial com um set de três músicas, havia, no horizonte, as chances de algo mais, mas Chris Cornell morreu 4 meses depois.