Depois de meses de especulação, o U2 divulgou oficialmente, em fevereiro, por meio de um comercial no intervalo do Super Bowl, que fará uma residência na MSG Sphere, arena em formato esférico, localizada em Las Vegas, que está em fase de finalização e deve ser inaugurada no segundo semestre deste ano.
Leia também:
No anúncio realizado pelo U2, foi confirmado que os shows serão focados no repertório do álbum “Achtung Baby”, de 1991. Em entrevista à Rolling Stone, The Edge foi questionado se ele terá suas músicas tocadas na sequência e ofereceu a seguinte resposta:
“Muito cedo para dizer, mas acho que não precisamos, ou gostaria de sentir que precisamos. Acho que vamos nos dar a liberdade de tocar as músicas em qualquer ordem que pareça certa. Obviamente, o melhor desse local é a capacidade de se casar com visuais impressionantes com o áudio. Há muito com o que lidar. Eu diria que não tomaremos a decisão final até muito mais perto dos shows.”
Em relação aos aspectos visuais, o guitarrista comentou se os shows terão alguma relação com a famosa Zoo TV, a turnê promocional de “Achtung Baby”, realizada pelo U2 entre 1992 e 1993, considerada uma das mais inovadoras da história da música.
“Novamente, muito cedo para dizer. Em certa altura, estávamos pensando que era improvável que um desses conteúdos faria sentido nesse novo contexto, porque é muito diferente. Tínhamos telas relativamente pequenas naquela época. Agora temos mais margem de manobra, mais liberdade. Há uma chance de nos referirmos à Zoo TV, mas não será um renascimento da TV do Zoo”, declarou o músico.
Ainda de acordo com The Edge, as datas e quantidade de shows ainda não estão definidas, mas a ideia é que eles terminem a residência antes do Natal. Ele ressaltou a grandiosidade do que está por vir: “Essa é a coisa importante: é um grande local. Tenha isso em mente. Tem uma capacidade de quase 20.000 pessoas, dependendo da configuração. Não pense nisso como uma residência tradicional de Vegas. Não é desse jeito. É uma curta duração. Não sei. Teremos que … ainda há um debate sobre a extensão da sala. Estaremos fazendo um anúncio em breve, espero.”
A ausência de Larry Mullen Jr.
Em seu anúncio de fevereiro, o U2 confirmou que o baterista Larry Mullen Jr. não participará dos shows na MSG Sphere, informação que já tinha sido adiantada pelo próprio músico em entrevista ao Washington Post, no final de 2022.
O holandês Bram van den Berg, da banda Krezip, vai substituir Larry. The Edge contou que conheceu o músico por meio do DJ Martin Garrix, com quem ele e Bono gravaram o tema da Eurocopa em 2021.
“Ficamos muito impressionados com o jogo dele, e o tipo de pessoa que ele é”, comentou The Edge. “Ele é uma casa de força real, mas também é apenas um ótimo jarro. Ele é uma pessoa doce para passar um tempo, o que, obviamente, é crucial para nós, já que o U2 corre nessas amizades e conexões profundas. Esse foi o critério. Desde então, fizemos um pouco mais de trabalho juntos para ver como isso pode funcionar. Eu acho que vai ser ótimo.”
The Edge ainda lamentou a ausência de seu parceiro de banda com quem já toca há mais de 40 anos. Será a primeira vez, desde seu início, que U2 irá se apresentar sem um de seus membros fundadores. “Claro, sentiremos falta de nosso amigo Larry desesperadamente. Estamos tão decepcionados que ele não consiga estar lá ocupando a bateria. Todo mundo tem o direito de chamar doentes. Quarenta anos trabalhando juntos, é a primeira vez que acontece. Eu acho incrível que nunca tenhamos atingido isso no passado“, disse o guitarrista.