fbpx
Artigo

Como Edu Falaschi foi parar na abertura de Os Cavaleiros do Zodíaco

Cantor brasileiro de heavy metal participou da versão brasileira da trilha sonora de icônico desenho japonês

O anime japonês Os Cavaleiros do Zodíaco estreou no Brasil, na Rede Manchete, em setembro de 1994, e se tornou, quase que de imediato, uma febre no país. A primeira dublagem foi realizada pelo estúdio Gota Mágica que, na época, optou por não apresentar a abertura e encerramento originais do desenho. Isso aconteceu somente em 2003, quando a animação foi exibida pelo Cartoon Network, com uma redublagem, desta vez pelo estúdio Álamo. As músicas “Pegasus Fantasy” e “Blue Forever”, aparecem com  versões em português, cantadas por Edu Falaschi, na ocasião, vocalista do Angra

Leia também:

Inicialmente, o estúdio Álamo chamou o cantor Ricardo Cruz, bastante conhecido no meio otaku brasileiro, para ser a voz oficial da trilha sonora de Os Cavaleiros do Zodíaco no Brasil, mas acabou não funcionando. “Quando foi decidido que teria uma versão em português, eu fui convidado pela Álamo para fazer um teste”, relatou o músico em entrevista ao Amplifica, podcast do guitarrista do Angra, Rafael Bittencourt. “Eu nunca tinha entrado em um estúdio, nunca tinha colocado um fone para gravar nada, eu só cantava no karaokê, eu amarelei forte mesmo. Eu fiquei muito intimidado com o profissionalismo”, explicou. 

Apesar de não ter passado no teste, Ricardo, que chegou a morar no Japão, revelou que ajudou a lapidar a versão em português de “Pegasus Fantasy”, o tema de abertura. O verso “pois as asas de um coração sonhador ninguém irá roubar”, por exemplo, foi adaptado por ele. “Essa frase eu fui eu deixei mais dentro da da métrica”, admitiu. 

Já que a experiência com Ricardo Cruz não funcionou, o estúdio Álamo decidiu ir atrás de um cantor de heavy metal e, a partir da indicação do portal cavzodiaco.com.br, eles convidaram Edu Falaschi, que vivia o auge de sua carreira com o Angra por conta do sucesso do álbum “Rebirth”, lançado em 2001. 

Ricardo Cruz fala do teste que fez para gravar trilha sonora de Os Cavaleiros do Zodíaco.

Em entrevista ao Flow Podcast, Edu contou que recebeu o convite a partir do empresário do Angra e admitiu que não conhecia Os Cavaleiros do Zodíaco. “Fui lá fazer o teste e cantar a música. Peguei na hora, vi o texto, a letra, gravei, não tinha compressor, não tinha efeito, não tinha nada”, declarou. Segundo o músico, ele registrou apenas dois takes diretos, sem edição, mas que seu desejo era gravar em um estúdio, de maneira profissional. O produtor, entretanto, disse que era apenas um teste e que entraria em contato posteriormente. 

Edu não recebeu mais nenhum contato do estúdio Álamo e “Pegasus Fantasy”, com a sua voz, foi ao ar naquele mesmo ano, sem ele ter conhecimento. Ele só ficou sabendo em 2004, quando Os Cavaleiros do Zodíaco, com sua nova dublagem, passou a ser exibido pela Band. “Estava em casa assistindo TV e começou a passar na Bandeirantes o desenho. Falei ‘caralho os caras lançaram o bagulho’, aí eu fui ouvindo, cara, a voz está com uma qualidade horrível, fiquei revoltado, voz está pouco fora do andamento, a mixagem está horrível, não tem efeito”, disse. 

O cantor detalha que entrou em contato com o estúdio Álamo, que amenizou a situação ao explicar a ele o sucesso que a versão em português de “Pegasus Fantasy” estava fazendo. Edu passou a ser reconhecido e admirado pelos fãs de Os Cavaleiros do Zodíaco e de animes em geral. Quando tocou no Rock in Rio em 2013, com sua banda Almah, após deixar o Angra, sentiu-se obrigado a cantar a música por pressão do público, cerca de 80 mil pessoas. 

Edu Falaschi conta no Flow Podcast relata a experiência de gravar tema de Os Cavaleiros do Zodíaco.

Em breve, os fãs de Edu Falaschi e Os Cavaleiros do Zodíaco poderão ouvir uma nova versão de “Pegasus Fantasy”. O cantor gravou em janeiro deste ano, acompanhado da Orquestra Sinfônica Jovem de Artur Nogueira, o show de encerramento da turnê de seu primeiro álbum, “Vera Cruz” (2021), e fez questão de incluir a música no setlist. O registro será lançado no formato DVD. 

“Pegasus Fantasy” e “Blue Forever” foram gravadas originalmente pela banda japonesa de metal Make-Up. As duas faixas, lançadas em 1986, foram escritas pelo vocalista Nobuo Yamada.

Pegasus_Fantasy
Imagem: capa original do single da banda Make Up com as músicas de Os Cavaleiros do Zodíaco.

Leia também:

Deixe uma resposta