fbpx
Notícias

As bandas que influenciaram o Silverchair no início de carreira

Em 2008, Daniel Johns falou das inspirações para formatar o som da banda como um trio

O Silverchair conquistou notoriedade em 1995, em meio ao furacão grunge, com uma sonoridade pesada que, de certa forma, se assemelhava ao trabalho que as bandas de Seattle faziam. Eles foram bastante criticados na época por, supostamente, serem uma cópia de Nirvana e Pearl Jam. Acontece que as influências dos jovens músicos Daniel Johns, Chris Joannou e Ben Gillies vieram, na verdade, de outra época. 

Leia também:

O vocalista e guitarrista Daniel Johns, durante uma entrevista ao extinto site www.modernguitars.com, em 2008, falou sobre a experiência de ser guitarrista em um trio e comentou sobre as influências iniciais do Silverchair. “Eu definitivamente acho desafiador. Costumo fazer muitos overdubs nas teclas, guitarras e outras coisas no estúdio. Mas quando se trata de performance ao vivo, eu realmente gosto da ideia de ter apenas uma guitarra. Você pode apenas priorizar as partes e apenas atribuir uma guitarra a uma determinada parte. Essencialmente, é praticamente a mesma música quando a tocamos ao vivo“, disse (via chairpage.com).

Silverchair no início de carreira
Foto: Os australianos do Silverchair lançaram seu primeiro disco, “Frogstomp”, em 1995, e foram comparado com as bandas de Seattle.

Segundo Daniel, a abordagem das músicas da banda nos shows era diferente de quando eles estavam em estúdio. “Acho que só tenho que usar mais alguns efeitos, mas gosto da ideia de ser apenas uma banda de rock and roll quando tocamos ao vivo. E quando estou no estúdio gosto muito mais de trabalhar com texturas e com arranjos e tal“, afirmou.

O músico então foi questionado sobre as influências da banda para formatar a sua sonoridade como um trio. “Nos reunimos quando tínhamos doze anos. Nós éramos originalmente um quarteto e então nosso guitarrista foi e se mudou para a Inglaterra. Então, fomos meio que forçados a uma situação de três peças”, explicou. “Mas na mesma época ouvíamos muito Jimi Hendrix Experience e Cream e coisas assim das coleções de discos de nosso pai. Então, acho que fomos inspirados por isso… definitivamente”, declarou. 

Daniel ainda disse que as influências do Silverchair situavam-se, basicamente, na década de 1970. “Quando éramos um trio, começamos a ouvir trios, como muitas bandas dos anos 70 e outras coisas, para obter inspiração e descobrir como fazer isso como um trio, em vez de ter ritmo guitarra e guitarra principal“, contou.

Leia também:

1 comentário

Deixe uma resposta