O ex-vocalista do Angra, Edu Falaschi, disponibilizou na última quarta-feira (18) o seu primeiro álbum de estúdio solo intitulado “Vera Cruz”. O trabalho traz 12 faixas e apresenta uma narrativa ambientada no período da grandes navegações. Além disso, o disco conta com as participações especiais de Max Cavalera e Elba Ramalho.
“Vera Cruz” chegou no dia do aniversário de 49 anos de Edu Falaschi. O músico compartilhou o seu contentamento com os fãs nas redes sociais.
“Hoje foi um dia muito intenso! Não tenho palavras pra agradecer o carinho de todos os que me mandaram mensagens! Além do meu aniversário, hoje foi o lançamento mundial do VERA CRUZ nas plataformas digitais! Quando eu começo a me recuperar de grandes emoções, lá vem uma mensagem, um vídeo, um telefonema que me desmonta! Enfim, muito obrigado a todos por todo esse amor! Jamais esquecerei!!!”.
Neste sábado (22), Edu Falaschi comemorou o desempenho “Vera Cruz” nas plataformas de streaming com um post no Instagram que mostra uma média de quase 400 mil streamings em tempo real.
A gravação de “Vera Cruz”
O álbum Edu Falaschi foi gravado com ex-colegas de Angra, o baterista Aquiles Priester e o tecladista Fabio Laguna. Além disso, participaram da gravação os guitarristas Roberto Barros e Diogo Mafra e o baixista Raphael Dafras.
O vocalista comentou o processo de gravação em uma entrevista ao jornalista Igor Miranda para o site Whiplash:
“Quando me juntei com o Aquiles e o Fabio, o público esperava um álbum novo com a gente, depois de tantos anos. O último disco que gravei com o Aquiles foi o ‘Aurora Consurgens’, de 2006. São 15 anos. Daí, me juntei com o Roberto Barros, que produziu as músicas comigo, e ele me ajudou muito, pois é muito versátil em questão de arranjos, até para outros instrumentos. Tive um time onde tudo se encaixou como uma luva”.

O conceito de “Vera Cruz”
O material de divulgação do álbum explica o conceito e a inspiração do trabalho, que apresenta uma narrativa que se inicia em terras portuguesas no século XV até chegar no Brasil.
“‘Vera Cruz’ tem como ponto de partida a cidade portuguesa de Tomar. Em 1482, uma criança deixada na porta de um convento desperta a curiosidade de todos devido a uma peculiaridade: uma marca de nascença que, séculos antes, foi mencionada em uma misteriosa profecia sobre a extinção da maléfica Ordem da Cruz de Nero”, diz um trecho.
“Feita a partir de elementos históricos e de ficção misturados, ‘Vera Cruz’ é, principalmente, uma história sobre maniqueísmo, relações humanas, amor e ódio. Feito a partir de pesquisas na literatura da época para garantir fidelidade à ambientação do romance, ‘Vera Cruz’ tem seu ápice em terras brasileiras”.

Confira a tracklist de “Vera Cruz”:
- 1 – Burden
- 2 – The Ancestry
- 3 – Sea Of Uncertainties
- 4 – Skies In Your Eyes
- 5 – Frol De La Mar
- 6 – Crosses
- 7 – Land Ahoy
- 8 – Fire With Fire
- 9 – Mirror Of Delusion
- 10 – Bonfire Of The Vanities
- 11 – Face Of The Storm – feat. Max Cavalera
- 12 – Rainha do Luar – feat. Elba Ramalho