Carsten Kranzer
Carsten Kranzer é um cantor e compositor canadense que está na estrada desde 2013 e prepara o lançamento de um novo álbum, o sucessor de “Sideways Blink”. Ele disponibilizou recentemente o single “The Tug of War”, que ganhou projeção em rádios do Reino Unido, Espanha e Brasil.
A música chama atenção por seu início épico e pelos riffs de guitarra carregados de groove. Pode-se classificar o som de Carsten Kranzer como rock alternativo com pitadas de hard rock. Trata-se de uma faixa realmente contagiante que entrega boas melodias embaladas por arranjos inteligentes e, em alguns momentos, inusitados.
A nova faixa foi gravada no Soniczen Records em Oakland, Califórnia, e contou a produção de produtor Charlie Wilson (que trabalhou com Hot buttered Rum, Albino, The Stone Foxes, entre outros). Participaram do registro baterista Big Thomas McCree e os guitarristas Jame Deprato e Ben Andrews.
Sarah Wild
Sarah Wild é uma banda de Portalnd, cidade americana localizada no estado de Óregon. Composto apenas por mulheres, o grupo fez a sua estreia em 2016 e desde então lançou diversos singles e o EP “Underworld” (2019). Em outubro deste ano, foi liberada a sua mais nova música, “Monster in the Fire”, que traz ele elementos de blues, rock ‘n’ roll e trap.
Rock moderno, mas com a energia do rock clássico. A música de Sarah Wild é realmente contagiante, tem arranjos diversificados e produção arrojada. A cantora demonstra grande potencial na construção de melodias vibrantes.
A nova faixa é uma colaboração com o produtor Jeanot Lewis-Rolland, que produziu, projetou, mixou e masterizou em seu estúdio em Portland. “Monster in the Fire” ganhou um videoclipe, filmado na floresta remota de Yacolt, Washington, onde Wild interpreta ela mesma e seu monstro, o que exigiu sete horas de maquiagem e figurinos de efeitos especiais.
Saturnina
Saturnina é um projeto musical desenvolvido por Mia Blun e André Garotti durante o período de isolamento social imposta pela pandemia de covid-19. A dupla já disponibilizou os singles “Drinks”, “Gato Preto” e “Melancolia por Diversão?”, está última, a mais recente, dá nome ao primeiro EP que será disponibilizado no dia 16 de dezembro.
“Melancolia por Diversão?” trará 6 faixas e foi produzido por Allan Massay e André Garotti. “O EP é denso, não segue linhas e tendências definidas e rígidas, não está moldado no formato de música de 3 minutos pra baixo e somente com instrumentos tradicionais. Somos alquimistas, alternautas: astronautas alternativos e fazemos isso por diversão e porque gostamos de música”, diz o comunicado de imprensa do Saturnina.
Rock and roll brasileiro de primeiríssima qualidade. As músicas, apesar de trazerem uma estrutura básica de hard rock, são bastante inventivas e cativantes. O instrumental é muito bom e conta com uma produção arrojada. O ponto forte é sem dúvida alguma o vocal, que remente a grandes cantoras como Cassia Eller e Rita Lee, e constrói linhas memoráveis.
Ivan Maverick
Ivan Maverick é um músico Botucatu, São Paulo, que começou sua carreira solo em 2018, após passagem por diversas bandas com nomes como Enéias Ribeiro (Bee Scott), Thiago Coyote (Mr. Lúdico e Os Morféticos, Circo Motel) e David Dafré (Vanguart). O cantor e compositor lançou neste ano o seu álbum de estreia, “Parecer”, e mais recentemente o single “Pés de Coelho”.
As músicas de Ivan Maverick podem ser classificadas como um blues espontâneo com pegada rock and roll. Os arranjos são viscerais e guiados por um vocal rasgado. As letras são inteligente e carregadas de bom humor.
Crux
Crux é um grupo de Newcastle, Reuno Unido, que disponibilizou recentemente seu EP de estreia intitulado “Death At The Cash Machine”. O trabalho traz seis faixas e colheu diversos elogios da imprensa especializada, além de ter conquistado projeção em rádios como BBC Radio 6 Music e Amazing Radio.
O som do Crux lembra o stoner rock do Queens Of The Stone Age na maior parte do tempo. O grupo apresenta também elementos do rock alternativo dos anos 90. É possível ouvir elementos de artistas como Soundgarden, Alice In Chains, Jane’s Addiction e At The Drive-In. O desenvolvimento das composições é bastante interessante e evita lugares comuns, surpreende positivamente o ouvinte com estruturas diversificadas e em alguns momentos caóticas.
Keep It Mellow
Keep It Mellow é um artista parisiense que fez a sua estreia em 2020 e já disponibilizou os singles “Worry Not My Love”, “Away” e “Silence”. Este último, o mais recente, ganhou um videoclipe com a participação de onze dançarinos que expressão o espírito de ambivalência e liberdade de gênero.
Mellow compõe, produz suas canções e escreve e produz seus videoclipes. “Silence” é o primeiro registro de um projeto musical que será desenvolvido em três EPs. A música mistura rock, trip hop e sons eletrônicos e outras influências. Lembra muito o Muse no início de carreira, seja pela voz ou pelo instrumental. Do meio para frente lembra um pouco Radiohead e também o Nothing But Thieves. O artista entrega uma composição consistente e com identidade própria. A faixa tem um desenvolvimento intrincado, que não segue uma linha reta e isso é instigante.
Tony Rocha
Tony Rocha é um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro que mescla gêneros como rock, punk, reggae e pop. Depois de passar diversas bandas, o músico segue em carreiro solo desde 2012 e já conta com mais de 20 músicas próprias em seu repertório. Duas delas foram lançadas nas plataformas digitais recentemente, “Tempo Perdido” e “Weak and Tired”, que conquistaram números expressivos no Spotify e no Youtube, além de aparecer em playlists editoriais.
Rock alternativo sofisticado e elegante. Chama a atenção as linhas de guitarra inteligentes e os arranjos de piano que tornam a música ainda mais graciosa. Tony Rocha demonstra grande apuro melódico e domínio do processo de composição.
KNGT
KNGT é banda francesa de rock alternativo que atingiu mais de 200.000 streams do Spotify e mais de 40.000 visualizações no YouTube após os dois primeiros lançamentos, os singles “Scarlett” e “Solbat”, disponibilizados em 2020. Impulsionado pelo sucesso inicial, o grupo liberal recentemente a sua terceira música, “Rejoins moi”, em que fazem uma boa mistura de hardcore e hard rock. A canção se destaca pela produção robusta, pelos vocais expressivos e melódicos e pelo excelente trabalho desenvolvido pelos guitarristas. Tem tudo para conquistar o grande público.
Sobre a Groover:
A Groover Music é uma plataforma francesa que chegou ao Brasil recentemente e seu trabalho é conectar artistas independentes à influenciadores do universo da música como jornalistas, veículos de comunicação, rádios, playlisters, selos/gravadoras, produtores musicais, engenheiros de som, entre outros.
O site Ok Music Play faz parte do grupo de influenciadores da Groover no Brasil.