fbpx
Notícias

Metallica: show em Moscou para 1 milhão e 500 mil pessoas é a memória favorita de James Hetfield 

Lendária apresentação aconteceu no festival Monsters of Rock em 1991

Em uma entrevista concedida ao podcast The Fierce Life, o vocalista do Metallica, James Hetfield, revelou a sua memória favorita de toda a carreira da banda: o show que eles realizaram no Monster of Rock 1991, em Moscou, na Rússia. A estimativa é que a apresentação foi assistida por cerca de 1 milhão e 500 mil pessoas. 

O apresentador do The Fierce Life questionou James Hetfield sobre qual é a lembrança mais marcante que ele tem da carreira do Metallica e sua resposta foi: “Eu teria que dizer que o show Russo quando aparecemos em 91 após o golpe, onde o país se abriu e não era mais comunista” (via Metalcastle). 

O cantor e guitarrista do Metallica, destacou na sequência: “Só poder tocar em um lugar que era novo e nunca tinha ouvido nada parecido antes, e apenas ver as pessoas mudarem conforme a música as movia.”

James relembra que os militares soviéticos também entraram no clima do show: “Havia muitos militares que começaram a tirar seus uniformes e começaram a dançar. Foi uma coisa realmente libertadora, então foi incrível testemunhar isso.”

Existe uma divergência do tamanho do público do show que, inicialmente seria pago, mas acabou sendo liberado por problemas de segurança. “Eles estimaram um milhão, ou meio milhão, ninguém sabia realmente”, explicou Hetfield. “Talvez estivesse no meio de um aeródromo, então eles não contavam as pessoas, mas até onde eu podia ver, além do horizonte, uma cabecinha russa estava balançando“, acrescentou.

O Monsters of Rock Moscow aconteceu no dia 28 de setembro de 1991, em meio ao fim do regime soviético. Além do Metallica, que acabará de lançar o hoje clássico e icônico “Black Album”, tocaram no festival nomes como Pantera, AC/DC, E.S.T. e The Black Crowes.

O show do Metallica contou com um setlist com 15 músicas, “Enter Sandman”, “Creeping Death”, “Fade To Black” e “Master Of Puppets”. A clássica apresentação foi lançada oficialmente pela banda em 2021, no box comemorativo dos 30 anos do “Black Album” e pode ser ouvida nas plataformas de streaming, como o Spotify, por exemplo.

Metallica – Enter Sandman Live Moscow 1991

“Enter Sandman” ao vivo no Monsters of Rock Moscow, em 1991.

Leia também:

Deixe uma resposta