fbpx
Notícias

Dinho Ouro Preto relembra como a censura afetou o primeiro disco do Capital Inicial

Cantor falou, em entrevista, sobre o início da banda durante o regime militar

O vocalista do Capital Inicial, Dinho Ouro Preto, em um bate-papo com Clemente Magalhães, do podcast Corredor 5, falou sobre o início da banda, lá na década de 80, durante o regime militar, e explicou como a censura afetou o lançamento do primeiro disco, em 1986, que traz sucessos como “Música Urbana”, “Psicopata” , “Leve Desespero”, “Veraneio Vascaína”  e “Fátima”

Durante a entrevista, que durou cerca de uma hora e vinte minutos, Clemente questionou ao cantor do Capital Inicial como a censura atuou em relação à cena de Brasília, da qual a banda fez parte juntamente com Legião Urbana, Plebe Rude, entre outros grupos. “Olha eu pego o bonde andando”, conta Dinho. “Eles tiveram mais perrengues, tem a famosa festa da Rockonha, onde todo mundo é preso, aquilo que o Renato [Russo] fala em ‘Faroeste Caboclo’. Essa festa existiu”, explica. 

Na sequência, Dinho Ouro Preto relembra como a censura tratava os shows e lançamentos de discos. “Você tinha que pedir permissão da censura via órgão do Ministério da Justiça para fazer shows. Então você tinha que mandar o repertório para ser aprovado ou não”, relata. O músico revela que o primeiro disco Capital Inicial foi censurado por causa da música “Veraneio Vascaina”, que criticava abertamente a ação da política. “Eles queriam, em um primeiro momento, riscar o disco. Disco por disco. Depois eles tentaram forçar a gravadora a subtrair a faixa e ficou uma queda de braço”, relembra. 

O álbum autointitulado do Capital Inicial acabou sendo comercializado lacrado com uma tarja indicando que ele era proibido para menores de dezoito anos. Dinho conta que isso impulsionou o sucesso da banda, ao invés de atrapalhar. “Maravilha, a gente aproveitou disso como marketing. Eu lembro de ter gravado chamadas dizendo, ‘se você não pode comprar, peça pro seu irmão mais velho’”.

Você pode conferir o bate-papo de Dinho Ouro Preto no podcast Corredor 5 clicando no player abaixo.

Dinho Ouro Preto relembra como censura afetou o primeiro disco do Capital Inicial.

Leia também:

Deixe uma resposta