fbpx
Notícias

Rivers Cuomo revela influência “inconsciente” do Metallica em clássico do Weezer

Cantor e guitarrista explica como percebeu a semelhança entre "Undone (The Sweater Song)" e Welcome Home (Sanitarium)

Não é novidade que o vocalista do Weezer, Rivers Cuomo, é fã de heavy metal. Sua banda chegou a lançar um disco em homenagem ao estilo, o “Van Weezer”, de 2021. A banda regravou “Enter Sandman” para a coletânea em comemoração aos 30 anos do “Black Album” do Metallica, também no ano passado. 

Mas existe uma música do Weezer, em especial, que tem riff praticamente idêntico a um grande sucesso do Metallica, pelo menos na visão de Rivers. Durante uma aparição no podcast Conan O’Brien Needs a Friend (via Ultimate Metallica), o cantor e guitarrista da clássica banda de rock alternativo explicou como “Undone (The Sweater Song)”, do “Blue Album” (1994), recebeu influência inconsciente de “Welcome Home (Sanitarium)”, canção dos ícones do thrash metal lançada em 1996, no disco “Master of Puppets”.

“Lembro-me do momento em que criei aquele riff”, disse Rivers Cuomo no bate-papo com Conan O’Brien. “Eu tinha cerca de 20, 21 anos e finalmente fui exposto a músicas legais depois de me mudar de Connecticut para Los Angeles. Arranjei um emprego na Tower Records e comecei a ouvir Sonic Youth, Pixies e Velvet Underground e pensei, ‘Vou tentar escrever uma música do Velvet Underground.’ E eu sentei e criei o riff de ‘The Sweater Song’ e fiquei tipo, ‘Sim, isso é tão legal.'”

O encontro Lars, do Metallica, fez a ficha cair

Foi necessário, no entanto, um encontro com Lars Ulrich, baterista do Metallica, para que caísse a ficha: “Em 1995, acabamos tocando em um grande festival na cidade de Nova York e Lars Ulrich estava e eu o vi nos bastidores. A verdade é que eu era um grande metaleiro no colégio e foi assim que aprendi a tocar meu instrumento. E então de repente me ocorreu, ‘The Sweater Song’, o riff, é realmente muito semelhante a ‘Sanitarium.'”

Rivers continua, explicando a relação entre as duas faixas: “se você tocá-los um ao lado do outro, eles são praticamente idênticos. ‘The Sweater Song’ está em tom maior.” Ouças as duas faixas abaixo e compare.

O líder do Weezer contou, ainda, que chegou a falar com Lars sobre isso e que a partir daí nasceu uma amizade entre as duas bandas.

Weezer – Undone — The Sweater Song

“Undone (The Sweater Song)” música do disco de estreia do Weezer.

Metallica – Welcome Home (Sanitarium)

“Welcome Home (Sanitarium)”, faixa do clássico “Master of Puppets” do Metallica.

Leia também:

2 comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Ok Music Play

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading