Na noite de 28 de janeiro de 2023, a banda capixaba Dead Fish retornou à Belo Horizonte, capital mineira, para mais um show da turnê “30 anos + 1”. Eles fizeram uma apresentação frenética no Underground Black Pup e em cerca de uma hora executaram um setlist de 24 músicas extraídas de todos seus oito discos de estúdio.
Com olho mais no retrovisor, o show teve início com um trio de canções do álbum “Zero e Um” (“A Urgência”, “Tão iguais” e “Queda livre”), de 2004, o primeiro lançamento da banda pela gravadora Deck Disc. O trabalho ainda seria revisitado ao longo da noite com a faixa-título, “Você”, “Senhor, seu troco” e “Bem-vindo ao Clube”.
O restante do repertório equilibrou-se entre os discos “Contra Todos” (2009) e “Sonho Médio” (1998). Os trabalhos mais recentes do Dead Fish, “Ponto Cego” (2019) e “Vitória” (2015), tiveram presença tímida no show, apenas “Sangue nas mãos”, “Não termina assim” e “Sombras da caverna” do primeiro e “Selfegofactóide” do segundo.
Em diversos momentos do show, o vocalista Rodrigo Lima ressaltou a relação da banda com a capital mineira, cidade que recebeu o primeiro show da banda fora do Espírito Santo, quando eles ainda estavam em início de carreira.
Apesar das três décadas de estrada, o Dead Fish esbanja vitalidade, personificada em seu vocalista que conduz a apresentação de maneira inflamada e em intensa sinergia com o público. Fãs subindo ao palco e pulando é uma constante durante todo o setlist. Em seus discursos, o cantor mirou as Forças Armadas (“são traidoras e sempre pensaram só em si mesmas”), o ex-presidente Bolsonaro (“vai preso esse ano”) e o governador mineiro Romeu Zema (“E o Zema, hein?!”).
O Dead Fish completou 30 anos de carreira em 2021, no entanto, a turnê comemorativa teve início somente em 2022, por conta da pandemia. O giro “30 anos + 1” já havia passado por Belo Horizonte em maio do ano passado, também no Underground Black Pup. A tour rendeu três discos ao vivo gravados na tradicional casa de shows Hangar 110, em janeiro do último ano, em São Paulo. No repertório, a banda percorreu todas as suas fases em ordem cronológica.
Setlist – Dead Fish, Belo Horizonte, 28 de janeiro de 2023
- A Urgência (Zero e Um)
- Tão iguais (Zero e Um)
- Queda livre (Zero e Um)
- Asfalto (Contra Todos)
- Oldboy (Um Homem Só)
- Molotov (Sirva-se)
- Zero e um (Zero e Um)
- Mulheres negras (Sonho Médio)
- Sangue nas mãos (Ponto Cego)
- Não termina assim (Ponto Cego)
- Sombras da caverna (Ponto Cego)
- Escapando (Sonho Médio)
- Selfegofactóide (Vitória)
- Paz Verde (Sonho Médio)
- MST (Sirva-se)
- Autonomia (Contra Todos)
- Senhor, seu troco (Zero e Um)
- Você (Zero e Um)
- Contra todos (Contra Todos)
- Venceremos (Contra Todos)
- Proprietários do terceiro mundo
- Afasia (Afasia)
- Bem-vindo ao clube (Zero e Um)
- Sonho médio (Sonho Médio)