Os membros remanescentes do Soundgarden estão trabalhando na conclusão do álbum que conta com as gravações finais de Chris Cornell. Em entrevista recente à KOMO News, Kim Thayil voltou a falar sobre o trabalho e descreveu o processo de produção como atípico, uma vez que as músicas já estavam majoritariamente compostas, mas as performances precisaram ser reconstruídas em torno dos registros de Cornell.
“Foi muito diferente de outros discos. Você não começa em um ponto com ideias de músicas e demos e grava a bateria e constrói. Tivemos que trabalhar em uma direção diferente. Tivemos que construir nossas performances. Quero dizer, as músicas estavam, em grande parte, prontas, mas as gravações e as performances não estavam, exceto pelo que tínhamos com os vocais e algumas baterias. Então tivemos que apenas… Foi muito forense por natureza. Tivemos que desmontar tudo e montar novamente“, descreveu Thayil (transcrição do BLABBERMOUTH).
A sonoridade do novo álbum do Soundgarden
Sobre a sonoridade, Thayil contou que o material possui elementos peculiares e um tom mais introspectivo do que os trabalhos anteriores da banda. “Acho que todo o material é, como grande parte do nosso material, tem… elementos peculiares. É muito introspectivo, talvez mais introspectivo do que… quero dizer, todo o nosso trabalho tem sido um pouco assim, mas este é um pouco mais. E se você puder imaginar uma canção de ninar combinada com psicodelia, é mais ou menos isso que está acontecendo ali”, explicou o guitarrista do Soundgarden.
O álbum contará com oito faixas nas quais Cornell é creditado como compositor. Entre as canções confirmadas estão “Cancer” e “Stone Age Mind” (escritas exclusivamente por Cornell), além de parcerias como “Road Less Traveled”, “Orphans” e “At Ophians Door” (com Matt Cameron), “Ahead Of The Dog” (com Kim Thayil) e “Merrmas” (com Ben Shepherd).
O álbum, ainda sem título, conta com a produção de Terry Date, que já trabalhou com a banda em Louder Than Love (1989) e Badmotorfinger (1991). A mixagem ficou por conta de Joe Barresi. O álbum mais recente do Soundgarden é King Animal, de 2012.
Álbum final do Soundgarden chega em 2027
Kim Thayil também falou sobre quando os fãs poderão ouvir o disco. Anteriormente, ele já havia sinalizado a previsão para início de 2027. Na entrevista, de certa forma, reforçou essa perspectiva ao explicar que existe toda uma parte burocrática em torno do lançamento.
“Ainda não temos uma data de lançamento. Estamos negociando com a gravadora, tentando acertar os detalhes contratuais. E temos que pensar na promoção, na produção… Então, precisamos resolver tudo isso e coordenar entre nós, a equipe de gerenciamento, a gravadora, e todos esses processos estão em andamento. E, novamente, é muito diferente. Quer dizer, já se passaram tantos anos, muitas dessas obrigações contratuais expiraram, então temos que refazê-las”, explicou.

