Parece que as brigas judiciais entre os integrantes remanescentes do Soundgarden e a viúva do vocalista Chris Cornell podem estar próximas de chegar fim. Pelo menos um dos tópicos da disputa encontrou uma resolução nesta semana, ainda que temporária, mas isso indica que as partes começam se entender. Foi anunciado que Kim Thayil, Matt Cameron e Ben Shepherd fecharam com Vicky Cornell um acordo para que eles voltem a ter o controle das redes sociais do grupo e também do site oficial.
A novidade volta divulgada nas redes sociais do Soundgarden nesta quarta-feira (16) por meio de duas publicações. O primeiro texto diz:
“Soundgarden e Vicky Cornell, a representante pessoal do espólio de Christopher Cornell, têm o prazer de anunciar que, a partir de 15 de junho de 2021, eles chegaram a um acordo temporário que irá transferir as contas de mídia social do Soundgarden e o restante do site para os membros da banda , Kim Thayil, Matt Cameron e Ben Shepherd e seus gerentes, Red Light Management. Isso inclui o site do Soundgarden [https://www.soundgardenworld.com], Facebook [https://www.facebook.com/Soundgarden], Instagram [https://www.instagram.com/soundgarden/] e Twitter [https://twitter.com/soundgarden]. O acordo marca um primeiro passo produtivo para a cura e o diálogo aberto, e as partes desejam que as contas de mídia social celebrem as conquistas e a música da banda, continuando a honrar o legado de Chris”.
A segunda publicação expressa o contentamento da banda ao reaver o controle de suas mídias e clama aos fãs que não postem conteúdos ofensivos contra qualquer uma das partes envolvidas nas disputadas que relacionadas ao nome do Soundgarden.
“Nosso site tem como objetivo celebrar a música, conquistas, carreira e legado da banda, juntamente com notícias e informações sobre quaisquer planos atuais e futuros, incluindo um trabalho solo relevante. Encorajamos nossos fãs a compartilhar seus comentários, elogios e críticas, mas esperamos que sejam apropriados, corteses e respeitosos uns com os outros e com a banda”, diz um trecho.
O texto continua: “Estamos super felizes em ter nossas redes sociais voltando às discussões e postagens sobre estar em uma grande BANDA DE ROCK !! Lembra das guitarras, bateria, voz e volume? !!! Não há mais comentários sobre esposas, filhos, ex-namorados, outras pessoas significativas, irmãos, pais, tias-avós, primos de segundo grau … etc. de qualquer um dos membros atuais ou ex-membros da banda … entendeu?!!”
Vicky Cornell também emitiu um comunicado próprio sobre o acordo com os membros remanescente da banda de Seatle (via SPIN):
“Por meio de nossos esforços conjuntos de mídia social e nosso acordo temporário, minha família, junto com os membros sobreviventes do Soundgarden, esperam celebrar Chris e sua música por respeito e amor mútuos. Todos nós reconhecemos a profunda dor causada pela trágica perda de Chris e o caminho que ela nos levou”.
As outras disputadas legais travadas entre Vicky Cornell e o Soundgarden incluem a compra de direitos da marca, pagamento de royalties e a liberação as últimas gravações de Chris Cornell feitas com a banda para um álbum que nunca foi finalizado.