Tom Morello, guitarrista do Rage Against the Machine e do Audioslave se uniu a dupla de música eletrônico The Bloody Beetroots em um EP colaborativo chamado “The Catastrophists”. O registro traz sete faixas com conteúdo totalmente político e foi disponibilizado na última sexta-feira (18).
“The Catastrophists” foi antecipado pelo single “Radium Girls” que foi inspirado na história de operárias que morreram no início do século 20, após exposição a conteúdo radioativo. A faixa possui contribuições vocais de Jehnny Beth de Savages, Carl Restivo, Nadya Tolokonnikova de Pussy Riot, Aimee Interrupter (The Interrupters), Mish Way (White Lung) e The Last Internationale.
Tom Morello comentou a parceria com o The Bloody Beetroots no comunicado de imprensa:
“No meio dos dias mais sombrios da pandemia, enviei algumas gravações de memo de voz áspera de riffs de guitarra para o The Bloody Beetroots. O que voltou foram enormes grooves devastadores que se tornaram a gênese do EP The Catastrophists. Trabalhar nessas canções com o italiano The Bloody Beetroots foi literalmente um salva-vidas durante uma época de medo e ansiedade. The Catastrophists é assumidamente riff pesado, mas misturado com uma tensão sombria, refletindo os tempos. … [O EP] me manteve são e inesperadamente me permitiu fazer conexões e realmente me esforçar como guitarrista, compositor e artista durante um período de isolamento”.
A ideia gravarem juntos surgiu há dois anos, conforme contou o The Bloody Beetroots:
“Este recorde é o resultado de mais de 2 anos de cronogramas desalinhados, então um bloqueio de 14 meses que nos obrigou a trabalhar em diferentes continentes. Claramente, isso era para ser. Ele precisava existir”.

Confira a tracklist de “The Catastrophists”:
- The Devil’s Infantry
- Radium Girls (feat. PUSSY RIOT, Aimee Interrupter, Mish Way and THE LAST INTERNATIONALE)
- Lightning Over Mexico (feat. Ana Tijoux)
- Keep Going
- Weather Strike (The Bloody Beetroots Remix) (feat. PUSSY RIOT)
- Field Of Tigers
- Mary Celeste