fbpx
Notícias

Black Sabbath temia ser substituído pelo Van Halen, relata biografia

Biografia do lendário guitarrista narra fato curioso sobre as duas bandas

Será lançado no mês de agosto, lá fora, o livro “Eruption: The Eddie Van Halen Story”, escrito pelo jornalista musical Paul Brannigan, que narra a história do lendário guitarrista que morreu vitima de um câncer em outubro do ano passado.

O site da revista Classic Rock apresentou um trecho da obra que apresenta um fato curioso: o medo que o Black Sabbath tinha de ser substitui pelo Van Halen, quando a banda lançou o seu primeiro álbum em 1978.

A publicação relembra quando a banda de Eddie acompanhou Ozzy Osbourne e companhia em uma série de shows no Reino Unido e nos Estados Unidos naquele ano. O baixista Geezer Butler relata no livro que gravadora já tinha se cansado do Black Sabbath e estava mais interessada no Van Halen.

“A gravadora estava em cima do Van Halen. Eles já pensavam que éramos antiquados e malucos, então o Van Halen estava recebendo todo o tratamento de estrela da gravadora e não estávamos recebendo nada. Quando o álbum Never Say Die! Foi lançado, fomos a uma recepção para na Warner Brothers, e eles estavam tocando o álbum de Bob Marley e não sabiam quem éramos! Nossas vendas haviam caído e acho que eles estavam prestes a nos deixar.”, diz no baixista no livro.

Quem também comenta a situação é o vocalista Ozzy Osbourne, que chegou questionar diretamente os representantes da gravadora e obteve uma resposta que confirmava os temores do grupo:

“Lembro-me de estar em um quarto de hotel em San Diego com Geezer e um dos representantes da gravadora”, disse Osbourne, “e nós tomamos alguns drinques, e um de nós disse a esse cara: ‘Seja honesto, você está apenas nos usando nesta turnê para promover o Van Halen, não é? ‘ E ele disse: ‘Você está certo.’ E se você estiver com uma gravadora que não vai te apoiar …”

O vocalista Ozzy Osbourne acrescentou ainda:

“Quando uma banda sobe no palco antes de você e desce melhor do que você, você quer dizer, ‘Certo, vamos lá e mostrar a eles como fazer’, ou simplesmente desiste. E eles tinham anos depois de nós, e estávamos lutando contra esse processo com nosso antigo empresário por anos, e eu estava cansado de lutar. Nunca entramos em uma banda para nos tornarmos advogados ou contadores, e foi assim que acabou. não tenho a menor ideia.”

Black Sabbath temia ser substituído pelo Van Halen, relata biografia
Foto: Black Sabbath e Van Halen/reprodução

Versão jovem do Black Sabbath

A matéria da Classic Rock destaca ainda uma fala da jornalista Sylvie Simmons que acompanhou um dos shows da turnê das duas bandas. Ela escreveu na revista Sounds na época:

“Para agradar ao público, os Sabbath são difíceis de vencer ou seriam se não fosse por uma banda como o Van Halen. Em alguns aspectos, eles são como uma versão jovem do Sabbath, mais fresco, sem aquela aparência embalsamada de dez anos atrás.”

O próprio Ozzy parecia concordar com a avaliação e chegou dizer a Simmons em uma entrevista:

“Van Halen é uma das viagens mais intensas que já vi na América em anos. Eles são ótimos pra caralho. É como me assistir cedo quando vejo aquele David lá em cima. Quando eu tinha 21 anos, sabe? Só espero que durem tanto quanto nós duramos.”

Leia também:

Deixe uma resposta