No próximo dia 24 de setembro, o icônico segundo disco do Nirvana, “Nevermind”, completa 30 anos e a BBC Music anunciou uma série de programas especiais para celebrar a data, incluindo a produção de um documentário intitulado “When Nirvana Came To Britain”, que vai retratar a relação da banda de Kurt Cobain com o Reino Unido.
O filme contará com as participações de Dave Grohl e Krist Novoselic e vai apresentar filmagens caseiras, material de arquivo e locações importantes do Reino Unido para a banda, informa a NME.
Leia também:
- Livro traz relato inédito de overdose sofrida por Kurt Cobain
- Baterias de “Nevermind” foram inspiradas em disco music, afirma Dave Grohl
O ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl, comentou:
“O Reino Unido definitivamente respondeu ao Nirvana muito mais, antes da América. Vocês foram os primeiros com tudo… a gente cortou os dentes aí. Depois de fazer uma turnê pelo Reino Unido, eu me lembro de voltar para a América, para os mesmos bares e clubes onde tocávamos para 99 pessoas … 150 pessoas … definitivamente não era como no Reino Unido. É realmente como uma segunda casa. ”
“When Nirvana Came To Britain” tem produção executiva de Mark Robinson. Ele menciona a influência britânica no som do Nirvana:
“O relacionamento do Nirvana com a Grã-Bretanha era realmente uma troca de mão dupla. O Nirvana foi inspirado por bandas como The Beatles e Led Zeppelin e grupos britânicos defendidos como The Raincoats e The Vaselines – mas sua marca de rock iria ter uma grande influência nos sons que saíam da cena musical britânica nos anos 90. Esta história nunca foi contada na TV antes, então foi fascinante ouvi-la de Dave e Krist, bem como das pessoas que literalmente fizeram a jornada com eles, enquanto viajavam pelo Reino Unido.“