fbpx
Notícias

Zakk Wylde fala de suas inspirações na hora de compor 

Músico falou sobre o seu processo de composição para o Black Label Society e a carreira solo de Ozzy

O icônico guitarrista Zakk Wylde, conhecido por ter integrado a banda de Ozzy Osbourne e também por ser líder do Black Label Society, em uma recente conversa com a revista Metal Hammer, falou sobre como é o seu processo de composição e quais são as suas maiores referências. Ele citou nomes Black Sabbath, Led Zeppelin, Cream, Deep Purple e Randy Rhoads, falecido guitarrista da banda do Príncipe das Trevas. 

“A sopa do Black Label Society começa com um riff, essa é a base da música”, explica Zakk Wylde. “As luzes orientadoras para mim são Black Sabbath, Led Zeppelin, Cream e Deep Purple. Esses riffs ditam a música – olhe para algo como ‘Smoke On The Water’, ou ‘Paranoid’ – eles são a primeira coisa que você ouve e são eles que dirigem depois. Há ‘Sunshine Of Your Love’ – esse riff é provavelmente o primeiro riff de heavy metal de todos os tempos”, completou. 

Ele direciona elogios especiais a Tony Iommi, do Black Sabbath, a quem ele classifica como “o Lennon, McCartney, Bach e Beethoven dos riffs”. 

Compondo para Ozzy Osbourne

Sobre escrever músicas para a carreira solo de Ozzy Osbourne, Zakk Wylde disse: “a estrutura do que Ozzy faz foi toda definida por Randy Rhoads nesses dois primeiros álbuns“. Na sequência o música explica melhor o seu raciocínio: “Esse é o modelo de como um carro Ozzy é feito, mas você pode fazer ajustes nesse design para fazer algo diferente – como o que Jake [E. Lee, ex-guitarrista do Ozzy] fez com ‘Bark At The Moon’”

Ele também contou que sabe, instintivamente, quando uma nova música surge, para quem ela será destinada. “Quando estou trabalhando sobre essas coisas, eu sei o que vai acabar sendo uma coisa do Ozzy e o que vai para outro lugar, mas quando eu fiz ‘No More Tears’ não havia um Pride & Glory, ou uma Black Label Society. Tenho uma coisa de ‘essa ideia é para Ozzy, isso não é’ então.”

O álbum mais recente Zakk Wylde é “Doom Crew Inc.”, do Black Label Society. A banda virá ao Brasil para 8 shows em outubro, passando por Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Brasília, Limeira e São Paulo. 

Leia também:

Deixe uma resposta