fbpx
Notícias

Metallica esteve certo o tempo todo sobre o Napster, avalia Kirk Hammett

Icônica banda de metal encabeçou a luta contra compartilhamento de músicas na internet

O guitarrista do Metallica, Kirk Hammett, concedeu uma nova entrevista à revista Classic Rock. O jornalista Grant Moon relembrou a luta que a banda travou contra o Napster e o compartilhamento de músicas na internet, no início dos anos 2000, e fez um paralelo com a atual dominação da indústria da música pelas plataformas de streaming, que são criticadas pela péssima remuneração aos artistas. 

Em tom de quem diz “estivemos certos o tempo todo”, Kirk respondeu: “Avisamos a todos que isso ia acontecer. Avisamos a todos que a indústria da música perderia oitenta por cento de seu patrimônio líquido, poder e influência. Quando essas mudanças monumentais acontecem, você simplesmente sacode a gaiola e não faz nada ou segue em frente.”

Para o guitarrista do Metallica, o modelo atual de distribuição de músicas tem as suas vantagens, mas não tem a mesma eficiência que a forma como era antes do compartilhamento do online. “Definitivamente, há uma nova maneira de divulgar a música, mas não é tão eficaz quanto a indústria da música pré-Napster. Mas estamos presos a isso. É preciso haver algum tipo de ponto intermediário em que os dois se unam, ou outro modelo completamente novo entra.”

Leia também:

Deixe uma resposta