fbpx
Artigo

Novo álbum do Metallica pode sair em 2022?

Confira o que já foi dito sobre o novo disco do Metallica e entenda porque ele pode ser anunciado mais cedo do que se imagina

Para quem acompanha as notícias do mundo da música, não deve ser novidade que o Metallica tem trabalhado, já algum tempo, em seu novo álbum de estúdio. As conversas começaram a ocorrer no ano de 2020, durante a pausa forçada das turnês, por conta da pandemia. Logo no início do período de isolamento social, em uma entrevista, Lars Ulrich disse que a banda estava trocando ideias para novas músicas de forma online.  

“Estamos apenas começando, nas últimas quatro semanas, talvez, nos conectarmos novamente”, disse Lars Ulrich em entrevista a Fredrik Skavlan. “Nós obviamente estávamos nos conectando antes disso, mas agora nos conectamos de forma criativa, e agora estamos meio que no modo de descoberta, acho que é uma boa maneira de dizer isso. Estamos enviando idéias um para o outro por e-mail e via Zoom e tentando fazer música nessas situações incomuns”.

Lars Ulrich revela que bandou começou a escrever novas músicas.

Em outra entrevista, realizada na mesma época, para Marc Benioff, CEO da Salesforce, ele chegou a traçar um prognóstico: “Então, teremos um disco de quarentena no Metallica? Não posso te dizer, porque, novamente, eu não sei quanto tempo a quarentena irá durar. Mas se você e eu e o resto do mundo estivermos sentados aqui daqui a seis meses ou um ano, eu diria que há grandes chances.”

Na sequência, em um bate-papo com o Louder Sound, Lars chegou a indicar que o trabalho já estava tomando forma: “Será o mais pesado álbum e o mais legal”, disse o músico. “Brincadeiras à parte, se não pela ideia de que o melhor álbum ainda está por vir, então por que continuar fazendo isso?”, acrescentou. 

Rob Trujillo renova equipamentos de gravação

Depois, foi a vez do baixista Rob Trujillo contar como estava o processo de composição, em entrevista para o australiano Vinyl Guide. “Começamos a fazer é basicamente focar no trabalho que fazemos em nossos ‘home studios’’, disse o músico. Para ser sincero, estamos entusiasmados em cultivar novas ideias. Essa é, em parte, a razão pela qual renovei meu equipamento de gravação. Estou juntando coisas e estamos revendo todas as ideias que cada um tem para essa nova música. Estamos mais ou menos nesse ponto agora; Não falamos sobre turnês ultimamente”, acrescentou.

Metallica “escrevendo muito a sério”

No final de 2020, em um bate-papo realizado pela revista Rolling Stone, Lars Ulrich abriu a boca novamente e disse que os trabalhos seguiam a todo vapor. “Estamos há umas quatro semanas escrevendo muito a sério. E de todas as merdas – pandemias, incêndios, política, problemas raciais e apenas olhar para a porra do estado do mundo – é tão fácil cair em um estado depressivo“, disse o baterista.

Lars Ulrich, do Metallica, conta como foi o seu 2020
Foto: Lars Ulrich/reprodução

Banda tem cerca de 10 músicas, revela James Hetfield

Quem animou ainda mais os fãs foi o vocalista James Hetfield, quando revelou, em uma entrevista ao podcast The Fierce Life, no mês de março de 2021, que a banda já tinha cerca de 10 músicas novas. “Começamos a escrever. Temos cerca de – não sei – mais de 10 músicas tocando dessa forma. E então finalmente ficamos juntos.”

Questionado sobre como essas músicas seriam lançadas ele respondeu: “Bem, espero que um novo álbum. Como quer que você o chame hoje em dia – acho que é um álbum, um CD, um grupo de músicas, uma coleção, o que quer que seja, um stream ou o que quer que você tenha sua música agora. Mas, sim, um monte de músicas. Escrevemos algumas músicas. Vamos ver quantas gostamos primeiro e depois colocaremos para fora”.

James Hetfield antivacina Veja o que ele disse
Foto: James Hetfield/reprodução

Kirk Hammett: novo álbum vai “unir as pessoas”

O guitarrista Kirk Hammett jogou mais lenha na fogueira ao oferecer novos detalhes durante uma entrevista à revista Classic Rock, de julho de 2021, deixando claro que o trabalho já tinha forma e conceito definidos. “Há muitas divisões no mundo e esperançosamente este álbum do Metallica irá eliminar a divisão e unir as pessoas de uma forma que seja mais benéfica para todos em geral.”

Ele acrescentou: “Tentamos aproveitar ao máximo a covid um ano e meio e tivemos muito sucesso. Nós nos reunimos remotamente e trabalhamos, e nos reunimos corretamente e funcionamos. As coisas estão indo muito bem. Eu diria que a música que estamos criando é muito apropriada para a época.”

O balde de água fria de Lars Ulrich

Depois disso, o baterista Lars Ulrich decidiu que precisava jogar um balde de água fria nos fãs. “Estamos no caminho. Não sei se está coeso o suficiente para chamar de disco, mas ainda estamos entrando na água com a ponta dos pés”, disse em entrevista a Eddie Trunk, na SiriusXM, realizada em setembro de 2021. “É muito cedo para falar sobre um álbum ou uma linha do tempo ou qualquer coisa. Mas estamos ocupados. E é emocionante pensar nas possibilidades. No momento, estamos rejuvenescidos e prontos para voltar”, acrescentou. 

Novo álbum do Metallica já tem uma data

Nada mais foi dito sobre o sucessor de “Hardwired… to Self-Destruct” (2016) até a recente entrevista do guitarrista Kirk Hammett, a Rolling Stone, enquanto promovia o seu primeiro EP solo, “Portals”, lançado em abril. O músico revelou que sua expectativa é que esse trabalho fosse lançado somente depois do próximo disco do Metallica, mas que ele recebeu o aval dos colegas para que disponibilizasse antes, indicando que já existe uma previsão para que novo álbum seja lançado. 

Ao ser questionado diretamente sobre o vindouro disco da banda, Kirk não fugiu da resposta, embora tenha evitado revelar detalhes. “Eu não deveria realmente falar sobre isso, mas vou apenas dizer que estamos trabalhando”. 

Kirk-Hammett-lança-single-do-primeiro-EP-solo
Foto: Ross Halfin/reprodução

Metallica tem lacunas suspeitas na agenda de 2022

O processo de composição e gravação do Metallica sempre foi bastante moroso, nos últimos 19 anos eles gravaram apenas 3 discos (“St. Anger”, “Death Magnetic” e “Hardwired… to Self-Destruct”), o mais recente demorou nada menos que 8 anos para sair. Lars Ulrich chegou a dizer que o próximo não demoraria esse tempo todo, mas lá se vão 6 anos. 

A agenda da banda em 2022, no entanto, indica que podemos ter uma surpresa muito em breve. O Metallica tem compromissos somente até agosto deste ano. O último show será no dia 14, em Pittsburgh, Estados Unidos, ao lado do Greta Van Fleet. Depois disso, o calendário da banda está vazio até dezembro e durante 2023 inteiro. Vale destacar, ainda, que eles ficaram boa parte do primeiro semestre livres: apenas um show em fevereiro e a turnê latino-americana, entre o final de abril e início de maio. Estariam dando os últimos retoques?

Por tudo o que já foi dito, é fato que um novo álbum do Metallica está um estágio bastante avançado. Para uma banda que ficou praticamente dois anos sem tocar, são no mínimo estranhas essas as lacunas na agenda. Será que podemos aguardar um anúncio para o segundo semestre? A conferir.

Metallica: o discurso emocionado de James Hetfield no último show da turnê brasileira
Foto: Brett Murray & Jeff Yeager

Leia também:

Deixe uma resposta