Notícias

Metallica já tem mais de 10 músicas para o novo disco, afirma James Hetfield

Banda tem usado o período de pandemia para compor e gravar

O vocalista do Metallica, James Hetfield, concedeu uma entrevista ao podcast The Fierce Life no final de março e contou detalhes sobre o processo de composição do sucessor de “Hardwired… To Self-Destruct” (2016). O músico explicou que a pandemia acabou forçando a banda a focar na criação de um novo álbum, já que eles ficaram impossibilitados de fazer turnê, conforme relata o Blabbermouth. “O COVID escolheu por nós. Não havia a possibilidade de fazer turnê, então começamos a escrever músicas”, disse.

O último álbum do Metallica, “Hardwired… To Self-Destruct”, demorou 8 anos para ser lançado. A banda chegou a afirmar diversas vezes que o próximo não duraria tanto tempo para chegar, no entanto, já se passaram quase 5 anos. Uma das perguntas feitas ao vocalista James Hetfield no podcast foi sobre como a banda planeja lançar as músicas novas e ele disse:

“Bem, espero que um novo álbum. Como quer que você o chame hoje em dia – acho que é um álbum, um CD, um grupo de músicas, uma coleção, o que quer que seja, um stream ou o que quer que você tenha sua música agora. Mas, sim, um monte de músicas. Escrevemos algumas músicas. Vamos ver quantas gostamos primeiro e depois colocaremos para fora”.

Metallica trabalha em novo disco
Foto: Metallica/reprodução

O processo de composição, desta vez, pela peculiaridade do momento, aconteceu a distância, explica Hetfield. “Desta vez foi um pouco diferente, com certeza”, disse.

Começamos fazer um Zoom semanal com esses caras só para checar. E então eu disse a eles uma vez: ‘Ei, vou escrever algo. Vou tocar algo e enviar para você rapazes. Vocês podem fazer o que quiserem com isso”.

Foi assim, por exemplo, que nasceu a música “Blackened 2020”, versão acústica do clássico que abre o álbum “And Justice For All” (1988), contou James, que revelou ainda: “Começamos a escrever. Temos cerca de – não sei – mais de 10 músicas tocando dessa forma. E então finalmente ficamos juntos”, sugerindo que, provavelmente, sessões no estúdio do Metallica para a gravação dessas canções já devem ter acontecido.

Metallica durante a pandemia

Que banda tem usado o período de isolamento social para escrever novas músicas não é exatamente uma novidade, o baterista Lars Ulrich chegou comentar o fato em algumas entrevistas.

Contudo, essa não foi a única atividade que ocupou o tempo da banda. No ano passado, o Metallica lançou o álbum “S&M 2”, que traz o registro dos shows com a Orquestra Sinfônica de São Francisco, realizados em 2019, antes de James Hetfield passar um período na reabilitação por causa do seu vício em álcool. Eles também fizeram um show no formato drive-in, um show acústico para arrecadar fundos para a All Within My Hands Foundation e alguns apresentações em programas de TV.

Metallica em 2021

Neste ano, a banda completa 40 anos de atividade, não se sabe, ainda, se eles têm algo planejado para comemorar o seu aniversário, assim como fizeram em 2011, quando chegaram aos 30 anos. Além disso, o Metallica tem outra marca importante em 2021, o “Black Album”, seu maior sucesso comercial, completa três décadas de lançamento. Uma edição comemorativa deve ser anunciada em breve.

Confira o The Fierce Life com James Hetfield no player abaixo:

Leia também: