Já tem alguns anos que o Metallica começou disponibilizar edições remasterizadas dos seus álbuns. E os lançamentos sempre vem em um box recheado de itens incríveis como versões demo, shows ao vivo, entre outras coisas. Até o momento os álbuns “Kill ‘Em All” (1983), “Ride The Lightning” (1984), “Master Of Puppets” (1986), “And Justice For All” (1988) ganharam reedições. Se você é fã da banda ou pelo menos conhece a sua discografia sabe que o próximo da lista é o “Black Album” (1991), o maior sucesso comercial da banda.
E tem um detalhe adicional aí: neste ano o “Black Album” completa 30 anos do seu lançamento. Tudo indica, então, que o box desse disco deve sair ainda este ano e o anúncio deve estar próximo, isso porque o Metallica tem divulgado em suas redes sociais vídeos com trechos de shows da turnê desse lendário disco e também de turnês mais recentes com a banda executando músicas como “The Struggle Within”, “Through the Never” e “Holider Than Thou”. As legendas dessas postagens vêm acompanhadas da hashtag #Blackalbum2021.
Vale lembrar que há algum tempo, coisa de uns dois anos, o Metallica convocou os seus fãs a enviarem registros em foto e vídeo de shows da turnê do “Black Album”. Esse material deve ajudar a compor os itens que virão no futuro box.
Leia também:
- 13 discos de rock que completam 30 anos em 2021
- Guitarra usada por Kirk no clipe de “One” do Metallica vai a leilão
Divisor de águas
O “Black Album” foi um divisor de águas no heavy metal e também na carreira da banda. Transformou o Metallica em um gigante e os integrantes da banda em milionários. Bob Rock foi escolhido como produtor depois que Lars Ulrich ficou encantado com o seu trabalho em “Dr. Feelgood” (1989) do Mötley Crüe.

O disco simplifica o estilo de compor da banda e introduz melodia e groove ao som de James Hetfield e cia. Vai totalmente na contramão do álbum anterior, “…And Justice For All” (1998) e seu metal quase progressivo. São 12 músicas diretas, pesadas, melódicas e radiofônicas, com letras mais sentimentais e introspectivas. O Metallica se tornou uma banda pop, com alta rotatividade na MTV. O “Black Album” vendeu mais de 16 milhões de cópias somente nos EUA e algo em torno de 40 milhões no mundo todo.
Outras comemorações
Em 2012, o Metallica comemorou o vigésimo aniversário do disco com a Vacation Tour que contou com shows na Europa em que a banda executou o “Black Álbum” na íntegra. Ao todo foram 16 shows entre maio e junho daquele ano. Um desses shows, realizado em Nickelsdorf, Austria, está disponível na íntegra no canal da banda no Youtube. Confira AQUI.
Metallica tem outras datas comemorativas em 2021. A banda completa 40 anos de carreira neste e também deve estar preparando algo especial, já que em 2011, quando eles comemoram seus 30 anos, realizaram uma série de 4 shows em São Francisco com vários convidados que fizeram parte da história do grupo.
Neste ano, também, o álbum “Master of Puppets” (1986) completou 35 anos em março e o álbum “Load” (1996), que veio depois do “Black Album”, completa 25 anos do seu lançamento.