A Metal Hammer conduziu um bate-papo entre Amy Lee, do Evanescence, e Jonathan Davis, do Korn, ambos líderes de duas das mais importantes bandas do chamado new metal, ou nu metal, estilo musical que despontou no cenário mundial no final da década de 90 e início dos anos 2000. Durante a conversa eles tiveram a oportunidade de falar o que pensam sobre o estilo em questão.
Amy Lee e liberdade de fazer qualquer tipo de música
A primeira a responder a pergunta do jornalista Stephen Hill foi a cantora Amy Lee, que afirmou ter dificuldade de se enquadrar em rótulos. “Tenho a sensação de que Jonathan pode sentir o mesmo, mas não gosto de caixas. Como artistas, somos únicos. O valor real de algo é ser quem você é e não tentar se encaixar em um determinado gênero.”
A vocalista do Evanescence explicou que seu instinto como compositora é guiado pela liberdade e relembrou como foi difícil lidar com a recepção do seu trabalho quando a sua banda lançou o primeiro álbum. “Eu quero a liberdade de fazer qualquer música que saia da minha alma. Quando Fallen [álbum de estreia de 2003] foi lançado, eu tinha acabado de sair da escola e parecia um desenho animado de mim mesmo; parecia que ninguém me entendia, era apenas uma representação 2-D de mim baseada em pessoas que conheciam apenas algumas músicas. Eu realmente lutei com isso”, disse.

Jonathan Davis, um dos primeiros a ser rotulado de new metal
Jonathan Davis também expressou o seu descontentamento com o rótulo e colocou em perspectiva o trabalho do Korn que foi uma das primeiras bandas a serem classificadas como new metal. “Para mim, estávamos fazendo ‘Untouchables’, e foi quando tantas bandas surgiram e entraram na onda. Agora eu não me importo com a etiqueta ‘nu metal’ – eles batizaram um subgênero inteiro com o nome da minha banda? Puta merda! Que legal! – mas punk-ass, Korn louco naquela época, nós estávamos tipo, ‘Que porra é essa? Foda-se todo mundo! Nós vamos fazer esse álbum insano.’ Mantenha as pessoas na dúvida“, declarou.
O cantor acredita que é injusto resumir o trabalho de um artista ou banda a um mero rótulo, e que se importou bastante com isso, no passado. “Tornou-se uma paródia de si mesmo – não quero ser definido assim! Hoje em dia, eu não me importo, mas naquela época eu odiava. Eu faço a música que eu faço… você não chama o Metallica de banda de thrash! Eles são a porra do Metallica! Você não chama os Chili Peppers de banda de funk rock! Eles são a porra dos Chili Peppers! E Korn são Korn!”

O Korn lançou neste ano o álbum “Requiem” enquanto o Evanescence seguiu com a turnê de seu trabalho mais recente, “The Bitter Truth”, de 2021.