A música “Enter Sandman” do Metallica acaba de ultrapassar a marca de 1 bilhão de streams no Spotify. A icônica faixa foi lançada há 31 anos, em julho de 1991, como o primeiro single do “Black Album”, o disco mais vendido da banda até hoje, e é, sem dúvida alguma, a música mais popular do grupo, por seu riff e refrão marcantes.
“Enter Sandman” foi responsável por impulsionar as vendas do “Black Album”, já que alcançou a posição número 16 na parada Billboard Hot 100 e a 5ª posição na UK Singles Chart. Sua popularidade cresceu ao longo dos anos e ela apareceu em listas de melhores músicas de todos os tempos de publicações como Rolling Stone e Kerrang!, além de ser considerada pelo Hall da Fama do Rock and Roll como uma das 500 canções responsáveis por moldar o rock. Desde que foi lançada, a faixa é presença constante nos shows da banda. De acordo com o site setlist.fm, já foi executada ao vivo 1394 vezes e ocupa a posição número 6 do top 10 das músicas que mais apareceram em setlists do grupo.
Em 2021, “Enter Sandman” foi regravada por seis artistas diferentes para o disco “The Metallica Blacklist”, projeto comemorativo dos 30 anos do “Black Album”. A música recebeu versões de Ghost, Weezer, Juanes, entre outros.

Como surgiu “Enter Sandman” do Metallica
“Enter Sandman” surgiu a partir de um riff escrito pelo guitarrista Kirk Hammett que, posteriormente, foi retrabalhado por James Hetfield e Lars Ulrich, no processo de composição que deu origem ao “Black Album”. Kirk chegou a admitir que se inspirou no Soundgarden na hora de criar o famoso riff.
“Foi muito específico. Eu tenho uma memória bem específica. Era duas ou três da manhã e eu estava ouvindo Louder Than Love, o álbum do Soundgarden. Foi quando o Soundgarden [ainda] era um pouco underground e estava em uma gravadora independente. Eu amo aquele disco; é um ótimo álbum. E quando eu ouvi ele, eu fiquei inspirado e peguei minha guitarra, e então surgiu o riff”, disse em entrevista à rádio 98.5 The Sports Hub (via Blabbermouth).
A letra fala sobre pesadelos na infância e usa como referência o personagem folclórico Sandman. Originalmente, no entanto, ela tratava de um tema mais pesado, conforme revelou James e Lars em entrevista ao programa Howard Stern. “Sim, essa música é sobre pesadelos quando você é uma criança. Levou um tempo para eu compor, porque acho que a letra original dela era sobre outra coisa. Era sobre uma família disfuncional, sério!”, disse Hetfield em entrevista. Ulrich completou: “Ele está pegando leve quando diz ‘família disfuncional’. Pelo que lembro, falava sobre bebês que morrem no berço! (risos)” (via Whiplash).
“Enter Sandman” só se tornou o primeiro single do disco por insistência do baterista Lars Ulrich, que enxergou o potencial da faixa. Inicialmente, a banda pretendia lançar como primeira amostra a música “Holier Than Thou”, por indicação do produtor Bob Rock, como mostra o documentário “A Year and a Half in the Life of Metallica”.