No ano de 2020, o Grammy Awards decidiu homenagear o cantor Iggy Pop na categoria “Lifetime Achievement Award”, que reconhece o legado e influência do trabalho de artistas ao longo da carreira. A lenda punk, no entanto, considerou recusar a oferta e precisou ser convencido a comparecer na cerimônia de entrega do prêmio.
A revelação foi feita por Iggy Pop em entrevista à Revista Classic Rock (via NME). “As coisas mudaram e a sociedade me encontrou no meio do caminho”, disse o cantor sobre sua decisão de aceitar. “O Grammy continuou querendo falar comigo ao telefone e eu continuei dizendo ao meu empresário: ‘Não quero falar com eles. Eu odeio essas pessoas. Eles querem que eu seja uma exposição em seu museu ou algo assim.’”
Iggy Pop também relatou a conversa que teve com uma representante do Grammy, que lhe explicou a importância que ele tinha para a música contemporânea, sendo influência para diversos artistas. “Quando finalmente falei com a senhora do Grammy alguns meses depois, ela disse: ‘Estamos dando a você a conquista da vida. Sem você não há Lil Nas X e não há Billie Eilish.’ Segundo ela, ‘Você é um link direto para os artistas que estão no topo da nossa lista de prêmios este ano.’ Então isso é o que uma pessoa tinha a dizer, e eu vou levar isso para o que vale a pena.”
Black Sabbath, Queen, The Beatles, David Bowie, Talking Heads e The Velvet Underground estão entre as lendas do rock já homenageadas pelo Grammy na categoria “Lifetime Achievement Award”.