Roger Waters participou de um fórum pela liberdade de Julian Assange e em sua fala disparou contra Mark Zuckerberg. De acordo com o músico, o criador do Facebook lhe oferecereu uma “enorme quantia de dinheiro” para usar a música “Another Brick in the Wall (Part 2)” em uma campanha do Instagram. “Vá se foder! De jeito nenhum!”, foi a resposta do ex-Pink Floyd.
Circulou nesta segunda-feira (14) um vídeo em que mostra a participação de Roger Waters no evento “Free Assange Forum”, que tem a finalidade de defender o ativista Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, que está preso desde 2019 pelo vazamento de documentos sigilosos do Governo Americano.
O vídeo mostra o baixista e vocalista contando que recebeu uma proposta de Mark Zuckerberg:
“Isso é algo que eu coloquei na minha pasta quando vim aqui hoje”, disse ele. “Você não tem ideia do que é – ninguém tem – porque chegou na internet para mim esta manhã. É um pedido de direitos de uso da minha música, ‘Another Brick in the Wall (Part 2),’ na produção de um filme para promover o Instagram”, disse.
O músico destaca que para usar a clássica canção do Pink Floyd lhe foi oferecida uma “enorme quantia de dinheiro” e expressa a sua recuso, bem como o motivo:
“Portanto, é uma carta de Mark Zuckerberg para mim – certo, cheguei esta manhã – com uma oferta de uma enorme, enorme quantia de dinheiro e a resposta é, ‘vá se foder! De jeito nenhum!”
Roger Waters acusa o Facebook e o Instagram de contribuírem com a prisão de Julian Assange e afirma que o uso da música contribuiria para tornar as duas redes sociais ainda mais poderosas:
“Eles querem usar ‘Another Brick in the Wall (Part 2)’ para tornar o Facebook e o Instagram ainda maiores e mais poderosos do que já são, para que possam continuar a censurar todos nós nesta sala e impedir essa história sobre Julian Assange revelando-se ao público em geral”.
Na sequência, Waters começa a disparar contra o criador do Facebook e proprietário do Instagram:
“É o movimento insidioso deles para assumir absolutamente tudo. Então, aqueles de nós que têm algum poder – e eu tenho um pouco em termos de controle da publicação de minhas músicas, eu tenho – então eu não farei parte dessa merda, Zuckerberg”
Ele acrescenta de depois;
“Você pensa, como é que esse idiota, que começou dizendo, ‘Ela é bonita, vamos dar a ela um 4 de 5, ela é feia, vamos dar-lhe um 1.’ Como diabos ele conseguiu algum poder em qualquer coisa? E, no entanto, aqui está ele, um dos idiotas mais poderosos do mundo”.