No início de agosto, a Fresno anunciou a saída do tecladista Mário Camelo, que seguiria como um trio e começou a divulgar as faixas de um projeto batizado de “INVentário“. Deste então, o grupo liderado por Lucas Silveira liberou nada menos que três músicas por semana, a última delas, que encerra o período de novidades, o vigésimo lançamento, se chama “Agora Deixa” e chegou na quinta-feira (07).
As novas músicas da Fresno foram lançadas nos últimos dois meses sem que os integrantes dessem muitas explicações sobre elas. As canções com apelo experimental apresentam um legue bem amplo de referências e contaram com participações de nomes rapper Nill, os cantores Lio (Tuyo), Jup do Bairro, Terno Rei, e a banda japonesa Magic Of Life.
“Selecionar as faixas para o INVentário partiu do pressuposto de ver no nosso repertório não lançado, músicas que a gente quer lançar. Às vezes ficamos procurando um espaço para lançar aquele single, aquela coisa que a gente nunca terminou ou que terminou, mas não encontrou espaço na nossa vida, aí pensamos em lançar todas elas juntas e tentar fazer com que formem um corpo ali de trabalho coeso e acredito que foi o que fizemos”, disse Lucas Silveira em entrevista ao Popline.
O músico também falou sobre como a banda tentou surpreender os fãs e deixa-los sem entender o que estava acontecendo.
“Claro, entra a primeira música, a segunda, a terceira…Inclusive, a ordem das músicas foi moldada pra sempre desfazer a impressão que um fã podia ter de ‘ah, entendi o que que é’. A intenção era sempre confundir, não era exatamente explicar, mas agora que tem 18, 19 músicas lançadas começou a ficar assim ‘Ah, entendi. É um monte de música’. Também demos entrevistas falando sobre, mas não queríamos muito falar sobre as músicas, queremos que elas falem sobre si sós. Agora já tem uns fãs assim ‘nossa, agora entendi’”.
Colaboração da Fresno com Magi Of Life
Em outra entrevista, Lucas Silveira falou colaboração com a banda japonesa Magic Of Life na música “Baka”, o décimo oitavo lançamento de “INVentário”, que mistura versos em português e japonês.
“Um dos integrantes me respondeu e misteriosamente me colocou em contato com o produtor deles. Duas semanas depois, já tínhamos algo criado em conjunto. Precisou de um tempo pra cair a ficha que tínhamos um feat com eles”, disse o vocalista da Fresno (via TMDQA).
O fim do “INVentário” da Fresno
Todas as músicas do projeto “INVentário” foram disponibilizadas como singles avulsos e agrupadas em uma playlist criada pela banda com esse mesmo nome. Não ficou claro ainda se elas serão disponibilizados em álbum e se essa álbum terá um formato físcio. De qualquer forma, Lucas Silveira confirmou ao Popline o fim do ciclo de lançamentos:
“Tinha mais do que isso [as lançadas], mas juntamos as que pareciam pertencer a um mesmo projeto, que embora muitos diferentes, elas têm muito a ver e é muito Fresno, no fim das contas fazemos aquilo tudo mesmo.”