fbpx
Notícias

Ed O’Brien, do Radiohead, celebra os 25 anos de “Ok Computer”

Disco é um dos mais aclamados pela crítica especializada

O icônico álbum “Ok Computer”, do Radiohead, completou 25 anos de seu lançamento neste 21 de maio. O guitarrista da banda, Ed O’Brien, celebrou a data com um post em sua conta no Instagram. “Nós éramos apenas crianças com foco e motivação inabaláveis”, escreveu o músico. 

“Ok Computer” foi lançado no dia 21 de maio de 1997.  O disco, que traz músicas como “Paranoid Android”, “Karma Police” e “No Surprises“, recebeu rapidamente a aclamação da crítica e tornou-se o mais vendido do grupo, expandindo a popularidade de Thom Yorke e cia no mundo todo. O trabalho marca uma guinada no som do Radiohead que abandona o som guiado por guitarras em troca de experimentalismos diversos, instrumentais densos, mais cadenciados e estruturados a partir de inúmeras camadas.

“Uau… parece uma era de distância.. 1997 pertencia a uma era diferente.. nós éramos apenas crianças.. com foco e motivação inabaláveis. Entendíamos o que estávamos fazendo e os shows estavam ficando mais poderosos.. estávamos absorvendo muito mais música fora da nossa guitarra alternativa”, conta Ed O’Brien em seu publicação citando Scott Walker, Underworld, Massive Attack e Portishead como influências. 

Disco do Radiohead é eleito o melhor dos últimos 35 anos
Foto: Radiohead/ Ok Computer/ Capa/ reprodução

Ele também relembrou como foi o processo de gravação: “Construímos nosso próprio estúdio móvel e co-produzimos o álbum com Nigel Godrich. Ele fez um belo trabalho. Acho que foi seu primeiro trabalho de produção Nós sabíamos que ele era o único. Nós procuramos lugares inspiradores para gravar ao invés de estúdios de gravação convencionais. Um espaço foi apelidado de aplausos enlatados, estava literalmente dentro de uma vasta caixa de metal para armazenar maçãs.”

Ed O’Brien também como abrir os shows da cantora Alanis Morissette contribuiu para o sucesso do disco: “Depois fizemos uma turnê e as tocamos – obrigado Alanis por nos escolher para abrir sua turnê –  isso nos permitiu tocar todas essas músicas que se tornariam OKC”. 

O último disco do Radiohead foi “A Moon Shaped Pool”, 2016. A banda está parada desde o fim da turnê promocional, em 2018. O vocalista Thom Yorke e o guitarrista Jonny Greenwood montaram o projeto paralelo The Smile que lançou recentemente o álbum “A Light for Attracting Attention”.

Ed O’Brien, do Radiohead, celebra os 25 anos de “Ok Computer”.

Leia também:

Deixe uma resposta