fbpx
Notícias

System of a Down: banda deveria ter seguido sem Serj Tankian, avalia baterista 

John Dolmayan avalia que a banda poderia ter recrutado um novo cantor em 2006

O System of a Down entrou em hiato em 2006 e retornou em 2010  para turnês esporádicas. O baterista John Dolmayan, em nova entrevista, disse que a banda errou ao não continuar suas atividades de maneira efetiva sem o vocalista Serj Tankian, que perdeu o seu interesse no grupo como projeto de tempo integral desde a metade da primeira década dos anos 2000. 

Os integrantes do System of a Down já deram diversas declarações sobre o fato de a banda ter se tornado um projeto intermitente e sobre não conseguirem chegar a um consenso sobre a gravação de um novo álbum de estúdio. Todos os dedos apontam para o vocalista Serj Tankian, indicando que os demais membros sempre tiveram o interesse de continuar com a banda. O próprio cantor afirmou em 2018: “É verdade que eu e somente eu fui responsável pelo hiato que o SOAD teve em 2006“, se referindo às divergências criativas impedem o consenso.

John Dolmayan, em um bate-papo no podcast Battleline, retomou a discussão: “Serj realmente não queria estar na banda há muito tempo. E, francamente, provavelmente deveríamos ter nos separado por volta de 2006. Tentamos nos reunir várias vezes para fazer um álbum, mas havia certas regras estabelecidas que tornavam difícil fazer isso e manter a integridade do que o System of a Down representava.” (via  Blabbermouth). 

Apesar de Serj Tankian ser visto como o principal vilão da história, Dolmayan compartilha a culpa com os demais colegas: “Então, não podíamos realmente nos unir e concordar … E parte disso é culpa de Serj, e parte disso é minha culpa, e de Shavo e de Daron também. Mas no final do dia, se você tem a maioria da banda pensando de um jeito e uma pessoa pensando de outro, é muito difícil se unir e fazer música pensando que essa pessoa é importante, e cada membro dessa banda é muito importante para o som geral da banda.”

15 discos que completam 20 anos em 2021
Foto: System of a Down/reprodução

System Of A Down com um novo cantor?

Olhando em retrospecto, o músico avalia que foi um erro do System Of A Down não continuar suas atividades sem a presença de Tankian e que não fizeram isso por lealdade: “Acho que deveríamos ter seguido em frente, e se Serj não queria estar na banda naquela época, deveríamos ter apenas seguiu em frente e fez com outra pessoa. Mas isso é o que acontece quando você é leal e realmente quer fazer funcionar, você vai tolerar coisas que podem ser prejudiciais à saúde da banda ou à saúde da situação.”

Por fim ele conclui: “Talvez tivesse sido melhor se tivéssemos seguido em frente e contratado outro cantor para um álbum ou dois e continuado a fazer música e trazido Serj de volta mais tarde, se ele quisesse voltar. Isso provavelmente teria sido melhor. Mas do jeito que está, eu acho que perdemos 15, talvez 20 anos de nossas vidas esperando.”

Leia também:

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Ok Music Play

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading